Home / Colunistas / A importância do pai na vida de uma criança!

A importância do pai na vida de uma criança!

Recentemente tivemos uma linda data comemorativa chamada o “dia dos pais”. No entanto, o nosso maior erro está na comemoração de uma data em especial, mas que acabamos ignorando o que a data realmente significa, pois, o dia dos pais devem ser todos os dias. Infelizmente, em muitos lares não é bem isso que acontece. Existem muitas crianças órfãs de pais vivos. Claro que, sempre existe uma boa argumentação ou pretexto para justiçar as ausências ou a falta de afetividade com os filhos. Entre tantas, as necessidades de conquistas, posses, dinheiro, contas, uma vida melhor e outras.

É compreensível que necessitamos trabalhar arduamente e a vida não está fácil para ninguém, entretanto, vale levar em consideração que recebo em meu gabinete no Conselho Tutelar muitas figuras do alto escalão, grandes personalidades e pais que entram se escondendo por ser uma figura conhecida ou poderosa que necessita manter o status, mas, que precisam de ajuda por não saberem como lidar com os filhos na drogadição ou por ter perdido o respeito e controle de uma criança.

Um bom pai é aquele que proporciona uma linda festa temática para seu filho dentro das suas condições. Um bom pai é aquele que lhe dá um tênis desejado ou até mesmo um eletrônico de última geração. Mas, a pergunta é – ser um bom pai faz a diferença? NÃO! Ser um bom pai fará com que criemos filhos ansiosos e mimados, ou seja, precisamos ser “pais inesquecíveis” dando tempo de qualidade para os pequenos, os envolvendo em nossas histórias, ensinando que também choramos e fracassamos, mas que tivemos forças para reconstruir. Ensinar que quando cairmos teremos que nos levantar, sacudir a poeira e seguir em frente. Ensinar que as falhas são humanas. Ensinar que existem valores. Quando dissermos “não”, ensinar o porquê do “não”. E por fim, ensinar que devemos ser Indesistíveis!

Veja que curiosa estas estatísticas… elas são dos EUA, infelizmente tais informações não foram encontradas para o Brasil. Mas sabemos que tanto nos EUA, Brasil ou qualquer outra parte do mundo, a necessidade de um pai é vital.

71% de Adolescentes grávidas não têm pais. (U.S. Departament of health and human services press release, Friday, march 26, 1999)

63% de suicídio de jovens são de lares sem pais. (US. Dept. Of Health/ Census)

85% de todas as crianças que apresentam desordem comportamental vêm de lares sem pais.  (Center for Disease Control)

80% de estupradores com problemas de ira vêm de lares sem pais. (Justice & Behavior, vol 14, p. 403-26).

71% de todos os casos de abandono escolar no ensino médio vêm de lares sem pais. (National Principais Association Report)

85% de todos os jovens em prisões vêm de lares sem pais.  (Fulton CO. Georgia, Texas Dept. of Comection)

Meninos e meninas sem pais têm duas vezes mais chances de abandonar os estudos… Duas vezes mais chances de terminar na cadeia… Quatro vezes mais chances de precisar de ajuda para problemas emocionais e comportamentais, (US. D.H.H.s. News release, march 26, 1999)

Pesquisadores da universidade de Columbia descobriram que crianças que vivem em lares onde ambos os pai e mãe estão presentes, mas, que tem um relacionamento pobre com o pai tem 68% mais chances de fumar, beber ou usar drogas comparados com outros adolescentes que vivem em lares com ambos pai e mãe.

Por isso não basta simplesmente existir… pois, um pai que se envolve faz toda a diferença. “Qualquer indivíduo pode gerar um filho, contudo, se requer um verdadeiro homem para ser um bom pai. ” Que Deus nos abençoe e nos ajude a fazer a diferença na vida dos nossos filhos.

Sobre Gilson Biondo

Conselheiro Tutelar e é palestrante em todo Brasil sobre Promoção, Prevenção e Garantia de Direitos na área da Criança e do Adolescente, mas, tem formação como Psicanalista Clinico, Administrador de Empresas, Bacharel em Teologia e é Escritor de 37 livros. No terceiro setor atua como Diretor-Conselheiro voluntário na ACM (Associação Cristã de Moços), como Diretor Social e Cultural voluntário da APFESP (Associação Pró-Família do Estado de São Paulo) e tem um projeto humanitário e evangelístico nos 32 vilarejos mais pobre do Brasil no sertão brasileiro. Para entrar em contato com ele: www.gilsonbiondo.com.br ou www.facebook.com/gilsonbiondo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
wildmanbrandee@mailxu.com