Home / Capa / A polêmica Tiffany joga nesta sexta em Osasco

A polêmica Tiffany joga nesta sexta em Osasco

No último jogo do Bauru, Tiffany bateu o recorde de pontos em uma única partida

 

O motivo de maior polêmica do esporte brasileiro no começo deste ano, Tiffany Abreu do Vôlei Bauru estará em Osasco para a partida pela Superliga Feminina de Vôlei entre Vôlei Nestlé e Vôlei Bauru pela oitava rodada da competição.
A atleta é a primeira transexual a jogar uma partida oficial da Superliga, o que tem dividido opiniões. Foram três anos de transição do sexo masculino para o feminino. Nascida em Goiás, Tiffany era Rodrigo Pereira de Abreu, e chegou a disputar a Superliga masculina A e B no Brasil, além de outros campeonatos internacionais.
Após a realização da transição completa, com cirurgia e novos documentos, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) concedeu à Tiffany o direito de disputar ligas femininas no início de 2017. Isto aconteceu levando em consideração o controle do nível de testosterona – que deve estar abaixo dos 10 nanogramas (ng), concentração média entre as mulheres. A de Tiffany é de 0,2 ng.
De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, não é preciso obrigatoriamente passar por cirurgia de mudança de sexo para que tal reconhecimento aconteça. A liberação da Confederação Brasileira de Vôlei, entretanto, só aconteceu dois dias antes da estreia oficial pelo Bauru.
A questão que vem sendo discutida dentro e fora das quadras é que Tiffany que nasceu homem, levaria vantagem sobre atletas nascidas mulheres. Em meio a atuação de destaque de Tiffany na Superliga feminina, a ex-jogadora da seleção brasileira Ana Paula Henkel usou as redes sociais para demonstrar insatisfação com a situação.
Na parte esportiva, a atleta vem seguidamente batendo recordes na competição, no último jogo contra o Dentil Praia Clube-MG, ela fez 39 pontos e bateu o recorde de pontos em uma única partida. A marca anterior pertencia a Tandara, do Osasco. Em sete rodadas da Superliga, a atleta fez 160 pontos, enquanto Tandara do Osasco fez 110. E Edinara, do Hinode Barueri fez 90 pontos.

Sobre Robson Donizete

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
loats_52@mailxu.com febles@mailxu.com