Home / Colunistas / Aproveite o caminho

Aproveite o caminho

Período de férias escolares na estação mais quente do ano é um convite e oportunidade para viajar. Planejar, arrumar as malas, juntar a garotada e partir para o destino, seja ele qual for.

O litoral tem a preferência da maioria, mas há muitas alternativas disponíveis. Além do interior, visitar e conhecer cidades que nada têm a ver com praia ou campo, também já é programa de muita gente. Uma característica dessa época é o aumento no movimento das estradas. É um período em que profissionais do volante experientes, sobretudo caminhoneiros e motoristas de ônibus, precisam redobrar a atenção pela presença de outros menos acostumados ao “trecho”, como dizem alguns. E quando a viagem é de carro, já parou para avaliar sua postura no caminho? Não me refiro apenas ao condutor do veículo, mas a todos os seus ocupantes.

Costumo dizer que a viagem começa quando saímos de casa e não apenas depois que se chega ao destino. É comum se deparar com pessoas que não aproveitam o caminho por conta da ansiedade ou preocupação. A pressa de chegar ao destino nos cega e impede a contemplação das paisagens naturais ou construídas, e mesmo de desfrutar a própria estrada. Quem curte a direção de um veículo numa boa rodovia sabe do que estou falando. A observação atenta ao longo do trajeto pode sugerir até mesmo uma parada, a fim de apreciar melhor a vista. É muito comum que experiências marcantes ganhem um registro (físico ou na memória) nessas ocasiões – uma foto, uma declaração de amor, um abraço ou beijo inesquecível, podem ter como pano de fundo um cenário encontrado à beira do caminho numa viagem despretensiosa. Uma conquista possível para viajantes atentos ao caminho e não apenas focados no destino.

O mesmo princípio pode ser aplicado na viagem chamada vida. Não permita que a rotina, correria, preocupações e, sobretudo, a ansiedade para chegar logo aos seus destinos (objetivos) comprometam o seu trajeto. Olhe e observe ao redor, perceba e valorize as pessoas. Não seja demasiado rigoroso consigo mesmo. Aproveite o caminho!

Sobre Oscar Buturi

Oscar Buturi é natural de Osasco. Arquiteto e urbanista, especializado em gestão pública municipal, atua no setor público desde 2005. Foi secretário nas áreas de meio ambiente, mobilidade urbana e comunicação social. Também atuou nas áreas de relações institucionais e obras. Escreve no Correio Paulista desde 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
krolick.kiley@mailxu.com garriottjamel@mailxu.com