Home / Colunistas / As crianças que não podem ouvir não

As crianças que não podem ouvir não

Essa semana teve um caso que repercutiu muito na internet.

Uma mãe ficou indignada porque uma mulher não deixou o filho dela brincar com um boneco colecionável, que custava R$ 2.000,00. A briga toda, via whats app, vazou e viralizou.

Entre um comentário e outro, a mãe querendo defender seu filho, soltou uma frase que já escutei algumas vezes, mais ou menos assim: ele chegou em casa chorando porque você falou não e pode até ficar doente por causa disso.

Juro que eu queria saber quem inventou isso que criança não pode passar vontade. Até entendo uma vez ou outra, ficar com vontade de comer alguma coisa mas, tirando isso, passar vontade faz parte da vida e acho que nós, as mães e pais, também temos que deixar nossos filhos passarem vontade.

Sei que parece cruel essa ideia e que temos uma vontade imensa de fazer o possível e impossível para os nossos pequenos porém nem sempre isso é o ideal para eles.

Ás vezes, proteger demais pode estragar a criança. A vida lá fora é bem diferente disso. Conheci várias crianças que não passaram vontade quando pequenas e agora que estão adultas acham que o mundo tem que se curvar diante de seus caprichos mas adivinhem… Isso não dá certo na imensa maioria das vezes.

Acabam se tornando aquelas pessoas que não param em nenhum emprego, com problemas de relacionamento e ao perceberem o primeiro sinal de um NÃO vindo em sua direção começam a fazer um tumulto absurdo.

Não poderemos proteger nossos filhos de tudo e acho que essa nem é a função dos pais. Eles podem não passar naquele concorrido curso no vestibular da faculdade pública, podem se apaixonar por uma pessoa que não quer saber deles, podem escutar vários nãos do futuro chefe e nós nem sempre conseguiremos consertar isso.

Por isso, acredito que quanto mais preparados eles estiverem para ouvir NÃO, mais saberão enfrentar a situação sem que isso vire o fim do mundo.

Já dizia aquele velho ditado: “o que não mata, fortalece” e pode ter certeza que um NÃO na hora certa quando pequeno estará fortalecendo o adulto que aparecerá daqui uns anos.

Sobre Paloma Bueno

Paloma Bueno é escritora, produtora e criadora do projeto Filhos.com. Atualmente tenta dividir o tempo entre o trabalho como coordenadora de produção na RedeTV, os cuidados com a casa, o principal papel de todos, que é ser a mãe do Matheus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
rodina_maris@mailxu.com