Home / Capa / Cineclube exibe documentário sobre a resistência operária e estudantil em Osasco

Cineclube exibe documentário sobre a resistência operária e estudantil em Osasco

“Passaporte para Osasco”, de Rui de Souza, conta como os metalúrgicos se organizaram para realizar a primeira grande greve durante a ditadura militar

O Cineclube Vladimir Herzog exibe, no dia 27 de junho (terça-feira), às 19h, o documentário “Passaporte para Osasco” (2016, 90min), de Rui de Souza. O filme resgata a história da resistência ao regime militar imposto em 1964, vivenciada pelo movimento operário-estudantil de Osasco, passando pela morte de um operário em uma caldeira, o que mobilizou os operários por seus direitos.

Além disso, aborda a criação da Frente Nacional do Trabalho, da comissão de fábrica e do Círculo Estudantil, no ano de 1962; a vitória da chapa Verde de oposição para o Sindicato dos Metalúrgicos, em 1967; o enfrentamento no 1º de Maio na Praça da Sé em 1968 e a Greve de Osasco em 16 de julho daquele ano.

Mais do que a paralisação e o confronto com o regime militar em 1968, as decorrências existenciais e emocionais na vida dessas pessoas, os eventos ocorridos nesses anos alterou intensamente a vida dos personagens que deram entrevistas para esse documentário. Seu significado se estendeu a antes e depois dele e apresentou-se como traumática ferida, individual e coletiva, não curada.

De acordo com Rui de Souza, “o filme é um anseio de vários artistas, intelectuais e operários de Osasco. Aborda a ‘Geração 1968’ na cidade, notadamente a greve de Osasco daquele ano. É uma homenagem a José Ibrahim  [liderança operária e personagem central dos acontecimentos abordados em “Passaporte para Osasco”] e seus familiares”. Após a exibição do documentário, haverá uma roda de conversa com o diretor e a equipe de filmagem.

Serviço:

O que: Exibição do documentário “Passaporte para Osasco” + Debate com diretor

Quando: 27 de junho, às 19h.

Onde: Auditório Vladimir Herzog. Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja. República, São Paulo.

Entrada gratuita.

Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
loats.grace@mailxu.com crook_julieann@mailxu.com