Home / Colunistas / Em Off

Em Off

Que venha 2018 

Final de ano chegando, eleições se aproximando e alguns nomes da região vão aparecendo como pré-candidatos. É mais que certo que a maioria dos legislativos como Cotia, Itapevi, Osasco, Barueri e até Santana de Parnaíba, terão alguns vereadores eleitos ano passado lançando candidaturas a deputado; a maioria para a Assembleia Legislativa. Destaque aqui fica para duas cidades: Osasco e Barueri. Em ambos municípios é mais que certo que os atuais presidentes da Câmara lançarão candidaturas. Carlinhos do Açougue (DEM-Barueri) está em seu terceiro ano à frente do comando da Câmara Municipal. Não cansa em falar das economias feitas sob seu comando nesses três anos.

 

Convites partidários

Em Osasco, Dr. Elissandro Lindoso (PSDB); o mais votado da cidade, acabou assumindo a presidência do Legislativo Osasquense, contrariando todas as apostas. Ele vem fazendo muitas mudanças na Casa. Lindoso não nega o interesse em avançar na política. Sua pré-candidatura para deputado estadual é mais que certeza. Talvez pelo fato de ser uma novidade, ele vem sendo cortejado pelo Podemos para uma dobrada na região com a federal Renata Abreu que é presidente nacional da sigla. A dificuldade para que aconteça é sua saída do PSDB. A janela – mudança de partido – que haverá em março de 2018 valerá somente aos já deputados estaduais e federais. Vereadores não poderão abandonar seus respectivos partidos pelos quais se elegeram. Esses eleitos em 2016 só terão autorização na janela de 2020. Mas …

 

Até agora nada

Até o fechamento dessa edição do Correio Paulista, não havia nenhuma informação, mesmo que oficiosa, sobre a esperada troca de secretários, prometida pelo prefeito de Osasco Rogério Lins (Podemos). O que sabemos, até então, é que o prefeito na quarta-feira passada estaria reunido com lideranças partidárias que apoiam seu governo. De resto, nomes que podem sair, por enquanto, são apenas “radio peão”, que já derrubou o secretário da Saúde Carlos Vido, o de Esporte Delbio Teruel; o chefe da Secontru Dr. Valdeci Magnadello entre outros. E aproveitam para nomear Gelso Lima na Saúde, o vereador Tinha que estaria voltando ao Esporte e Dr. André Santiago de volta à Secontru. Mas vai haver mesmo algumas trocas já prometidas pelo prefeito. Quando ainda não sabemos.

 

Servidores envolvidos

A vinda do prefeito da Capital João Dória (PSDB), a Osasco continua rendendo. Uma sessão solene no dia 9, que estava programada para ocorrer no plenário do Legislativo que seria entregue o Título de Cidadão Osasquense foi transferida para o gabinete da presidência, devido às manifestações nas galerias. Coube ao vereador e líder do prefeito, Ribamar Silva (PRP), as explicações sobre as prováveis participações de servidores públicos no ato de protesto que ocasionou fatos desagradáveis como a soltura de uma bomba de gás no saguão da Casa. E de acordo com o líder, o prefeito Rogério Lins solicitou providências para reconhecer os agressores que jogaram ovos nos carros da comitiva do prefeito paulistano quando de sua saída do estacionamento da Câmara. Para tanto os vídeos divulgados nas redes sociais estão sendo avaliados e se reconhecido algum servidor o mesmo será exonerado, garantiu Ribamar. Dória apoiou Rogério Lins na campanha de 2016 e uma grande amizade se perpetua. Recentemente, ambos se encontraram para uma conversa de parceria de obras na ligação das cidades e apoio na Saúde.

 

Quanto mais verde melhor

Um projeto de lei do vereador Ralfi Silva (Podemos), se aprovado e sancionado pelo prefeito Rogério Lins, servirá para intensificar ainda mais a campanha de verde na cidade de Osasco. Batizado de “Plantando o presente para colher o futuro” o projeto obriga a prefeitura na entrega de uma muda de árvore para cada criança que nascer em hospitais da cidade. De acordo com o projeto, em no máximo 60 dias, após o nascimento do bebê, as mudas deverão ser entregues aos pais para serem plantadas em locais aprovados e indicados pela Secretaria do Meio Ambiente. Isso, seguindo os critérios municipais de urbanismo e arborização. Caberá a prefeitura solicitar aos cartórios de registro civil a relação das crianças nascidas na cidade para a realização das entregas.

 

Redução de tarifa

O presidente da Câmara Carlinhos do Açougue (DEM) apresentou recentemente, em sessão ordinária, uma novidade no transporte urbano com a indicação do “Passe Lazer”. A sugestão ao prefeito propõe ao Poder Executivo uma tarifa reduzida aos domingos no transporte público municipal de Barueri. De acordo com o parlamentar, a medida serviria como um incentivo à cultura e ao entretenimento, uma vez que a população teria mais acesso aos eventos, gastando menos com a passagem de ônibus. “A ideia surgiu após uma conversa com um cidadão, que utiliza o transporte público na nossa cidade e reivindicou o benefício. Sabemos que muitas vezes o munícipe não tem dinheiro para bancar a passagem de toda a família, o que o impede de aproveitar as atividades culturais que Barueri oferece à população”, disse Carlinhos.

 

Mais esporte 

O vereador e líder do governo na Câmara municipal de Itapevi, professor Rafael (Podemos) está batalhando verbas para o esporte da Cidade. Ele vem insistentemente fazendo contatos em Brasília para angariar recursos do Governo Federal. E ciente das dificuldades orçamentárias que os municípios passam, o parlamentar entrou com requerimentos para que a prefeitura solicite ao Ministério do Esporte a participação em projetos de incentivo à prática esportiva, assim como a reforma de equipamentos públicos. Ele indica sobre a necessidade de levar aos campos do município o gramado sintético, que serviria para melhorar as condições das quadras esportivas. “Essas ações são importantes para dar oportunidades para nossas crianças e jovens”, comentou o vereador, durante a sessão de terça-feira (17).

Sobre Nilson Martins

Nilson Martins é paulista, natural de Manduri. Iniciou carreira jornalística em 1977. Seu primeiro jornal foi o Grande Osasco, depois passou por vários periódicos como Diário da Região, A Rua, Tribuna Popular, Tribuna da Região, TV Esporte Mais, TV Cidade e atualmente Correio Paulista e TV Osasco. Proprietário do site QG Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
bacurin@mailxu.com