Home / Colunistas / Em Off

Em Off

Trocou secretários 

A notícia esperada desde a semana passada, aconteceu na segunda-feira, que foi o encontro do prefeito Rogério Lins com algumas dezenas de jornalistas para anunciar uma minirreforma em seu secretariado. Antecipadamente, todos já sabiam que dois petistas tinham sido exonerados na semana anterior. Gustavo Anitelli (Cultura) e Marco Antônio Villela dos Santos (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e em suas vagas foram anunciados Sebastião Bognar e Ângelo Melli; ambos do PSDB. Partido agora tem quatro pastas na administração (Saúde e Meio Ambiente). Para a Comunicação foi escolhido Franz Felipe; Rafael Paes (Indústria, Comércio e Abastecimento); Gerson Pessoa na Chefia de Gabinete, na vaga de Elsa Oliveira Natal que assumiu a Assistência Social, deixada por Suzete Franco (PT). Na foto, em destaque Bognar, Rafael Paes e Ângelo Melli.

 

Idosos à espera 

De novo, o assunto transporte coletivo volta à tona no plenário da Câmara de Osasco. O vereador Tinha Di Ferreira (PTB) reclamou sobre o Legislativo ter aprovado a redução gratuita nos ônibus municipais, para idosos que antes era 65 e com o novo projeto passou para 60 anos. Passados três meses, o sistema ainda não entrou em prática. Não faltaram pesadas críticas às duas empresas que operam na cidade; Viação Osasco e Urubupungá. Há tempos o vereador Jair Assaf levantava essa questão e nessa nova Legislatura encontrou apoio no novato Tinha e com o apoio dos demais o projeto seguiu até ser aprovado. “Estamos esperando há tempos. Até agora, nada. Estou entrando com um Voto de Repúdio para as duas empresas. Eles não devem esquecer que ainda está aqui pra ser votado um pedido de CPI”, ameaçou o vereador.

 

Nepotismo 

Nessa semana a FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri) foi alvo de sérias reclamações de nepotismo na entidade. Na rede social, em um longo texto, o internauta Ricardo Nakano não perdoou as pessoas que lá detêm poder para nomear. De acordo com o reclamante, parentes até em primeiro grau com cargos de altos salários continuam; alguns desde a gestão passada com a anuência do então prefeito Gil Arantes. “Parece uma grande piada, em um lugar onde o nepotismo parece prevalecer à flor da pele”, publicou Nakano que acusa a secretaria da direção da Escola Ensino Fundamental Médio e Técnico Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, contratar o marido na manutenção e a filha na assistência da Coordenação. Em outro caso, o relato de que a coordenadora das secretarias dos ITBs colocou o filho e a nora na secretaria da UAB (Universidade Aberta) e também a irmã como auxiliar de classe. Tem, ainda, o chefe do gabinete do prefeito Rubens Furlan, que colocou o filho como assessor da Superintendência.

 

Desde 2015 

De acordo com o presidente do SIPROEM (Sindicato dos professores em Escolas Públicas de Barueri e Região) Adenir Segura, a situação é antiga e agora piorou. “Essa situação não é nova na FIEB. Denunciamos desde a gestão passada”, afirmou. Segura afirmou ter aberto em 15 de maio de 2016, Inquérito Civil Público contra a FIEB e que envolve, também, a empresa SHDIAS Consultoria e Assessoria que é citada no processo, por ter organizado o concurso público em janeiro de 2015. Tentamos contato com a FIEB, mas não obtivemos retorno. Em Osasco o promotor Gustavo Albano está colocando as casas – Executivo e Legislativo – em ordem com o fim do nepotismo.

 

PPS promove curso 

Começa neste sábado, dia 11 de novembro, o Congresso de Formação Política do PPS de Osasco que tem por objetivo qualificar a militância para as eleições gerais do próximo ano. Serão três sábados seguidos (11, 18 e 25), sempre no período da manhã, com uma programação que inclui análise da conjuntura política atual, reforma política, uso das redes sociais com criatividade e um amplo debate sobre o tema denominado “Um projeto para Osasco”. De acordo com o presidente do Diretório Municipal, Guaçu Piteri, o evento é aberto ao público geral e vai contar com a participação de lideranças do PPS, que possui grandes nomes como o senador Cristovam Buarque, o deputado federal Roberto Freire, presidente nacional da legenda, o deputado federal Arnaldo Jardim, presidente estadual da legenda e secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, a vereadora paulistana Soninha Francine, entre outros. O Congresso de Formação Política do PPS vai acontecer na Rua Fiorino Beltramo, 281 – Centro de Osasco (em frente do Portal do Trabalhador). Mais informações pelo telefone 3681-8569 (diretório municipal do PPS).

 

Os cuidados com a diabetes 

O deputado estadual Lancaster (DEM) realiza nesta sexta-feira, 10, Audiência Pública sobre “Retinopatia Diabética: a saúde dos seus olhos depende do controle do diabetes”, a partir das 14 horas, no Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Autor de mais dez projetos de lei que abordam a orientação e prevenção da diabetes, inclusive o que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Retinopatia Diabética, o deputado Lancaster afirma que é fundamental que o tema seja discutido constantemente pelo público geral, profissionais de saúde, portadores de diabetes e representantes do poder público. “Temos que desmistificar o tema para orientar melhor os munícipes. A Retinopatia Diabética é responsável por 50% dos casos de cegueira e a Diabetes é a quarta causa de morte no País”, afirmou o parlamentar.

 

Eleição

 

Neste domingo será realizada eleição na ABAS ( Associação Brasileira dos Artistas Sertanejos) para definir a nova diretoria. E quem está na disputa é o conhecido radialista Capitão Bernardo. Em seu histórico ele ingressou na ABAS em 1980 e três anos depois já era o vice-presidente de Fusco Neto (fundador). Foi presidente por nove anos e agora tenta voltar. A eleição ocorre das 8 às 16 horas na Avenida das Esmeraldas, 149 – Jardim Mutinga. A votação é livre para todos os munícipes.

Sobre Nilson Martins

Nilson Martins é paulista, natural de Manduri. Iniciou carreira jornalística em 1977. Seu primeiro jornal foi o Grande Osasco, depois passou por vários periódicos como Diário da Região, A Rua, Tribuna Popular, Tribuna da Região, TV Esporte Mais, TV Cidade e atualmente Correio Paulista e TV Osasco. Proprietário do site QG Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
westfieldrxd@mailxu.com keely@mailxu.com