Home / Colunistas / Em Off

Em Off

Combate à Dengue  

Balanço mostra que a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mutirões de combate à dengue nos bairros: Vila Yolanda, Jardim Munhoz, Jardim Conceição e Jardim Rochdale nos meses de outubro e novembro. As equipes de agentes de saúde visitaram 11.988 residências nos quatro bairros, à procura de criadouros do mosquito da dengue, além de prestar orientações para que não haja problemas com a dengue. Eliminar garrafas, pneus e materiais inservíveis dos quintais, além de trocar a água por areia nos pratinhos de plantas, e colocar telas em caixas de água que estejam abertas, entre outros é essencial ao combate. Foram, no total, 46 mil residências os mutirões realizados desde o início do ano, em Osasco. As ações são contínuas para evitar a formação de criadouros do Aedes Aegypti; mosquito transmissor da doença.

 

Gratuidade aos deficientes … 

A Câmara Municipal de Carapicuíba aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei n° 2.327/2017, de autoria do vereador Fabinho Reis (PSD), que dispõe sobre o direito à gratuidade no pagamento de tarifas do sistema de transporte público de passageiros no município para pessoas com deficiência. O texto foi colocado em votação durante a sessão ordinária de terça-feira (12), e que segue agora para as mãos do prefeito Marcos Neves, que poderá sancioná-lo nos próximos dias. De acordo com o projeto, serão contempladas pela nova Lei, pessoas com deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência mental, deficiência de transtorno do espectro autista, e/ou deficiências múltiplas. O direito à gratuidade também poderá se estender a um acompanhante por pessoa, quando esta precisar de acompanhamento, devendo tal necessidade ser relatada no atestado médico.

 

… e aos desempregados

Já em Osasco o vereador Batista Comunidade (PTdoB), apresentou o Projeto de Lei 225/2017 em que cria a gratuidade ao desempregado no transporte urbano, válido somente a moradores da cidade. De acordo com o texto do projeto teriam direito trabalhadores que tiveram pelo menos seis meses com carteira assinada e que forem demitidos sem justa causa. Para tanto com a validade de 90 dias não prorrogáveis, o munícipe deverá requisitar o passe livre por até seis meses desde a data da demissão. O órgão que cuidará do repasse será a secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. Caso o trabalhador volte ao mercado de trabalho, o bilhete será devolvido.

 

Maior controle com economia

No Legislativo Osasquense, na semana foram entregues 15 veículos Voyage para os senhores vereadores. Cada veículo terá um custo mensal de 1.780 reais. O motorista será um dos assessores do vereador. A parte mais importante é que cada veículo será adesivado com o logo do Poder Legislativo e a identificação do vereador estará destacado na porta com o número do seu gabinete. Cada veículo conta com rastreador e estará autorizado a circular somente no município. Caso haja necessidade de ir para outra cidade deverá haver autorização de setor competente na presidência da Casa. Para o presidente Ellissandro Lindoso (PSDB), uma tremenda economia se comparada ao que era consumido antes. “Serão gastos anualmente 340 mil reais. Um fato inusitado de contenção de despesas”, disse Lindoso.

 

Dobrada  

O deputado estadual Gil Lancaster (DEM) eleito em 2014 com a maioria dos votos vindos de sua cidade Barueri, agora está apostando na cidade de Osasco como um grande retorno para a tentativa de sua reeleição em 2018. O empresário do ramo óptico com lojas esparramadas por todo o estado de São Paulo tem na cidade dois vereadores que estão o apoiando; Dr. Renato Bonin (PR) e De Paula (PSDB). Bonin já indicou que não tem mais vontade de continuar na vida pública. Já o vereador De Paula (foto) está de vento em popa preparando-se para 2018, quando fará uma dobrada com Lancaster que repetirá a candidatura para estadual, enquanto De Paula sonha ser deputado Federal. O piauiense é o presidente do PSDB na cidade e tem fortes ligações com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) que deverá sair candidato à presidência da república.

 

Abusos 

A Câmara Municipal de Carapicuíba, sob a presidência do vereador Ronaldo Souza (SD), está pedindo explicações ao prefeito Marcos Neves (PV) sobre os veículos estacionados irregularmente ao longo das avenidas Desembargador Eduardo Cunha de Abreu (Vila Municipal) e Deputado Emílio Carlos (Santa Terezinha). De acordo com o Requerimento n° 217/2017, de autoria do vereador Valdemar da Farmácia (PV) e aprovado pela Casa durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (12), apesar das placas de proibição, a faixa da direita dessas importantes vias está sendo utilizada como estacionamento e prejudicando a fluidez do trânsito na principal entrada da cidade.

 

Centenário Florestano 

Na quinta-feira (14), às 19h, a Câmara Municipal de Osasco realizou Sessão Solene para conceder Placa Comemorativa à Associação Atlética Floresta pelo aniversário de 100 anos. A proposta foi do Vereador Ralfi Silva (Podemos). A população pode comparecer e participar no Plenário Tiradentes, na Avenida dos Autonomistas, 2607, Centro.
Coube ao atual presidente do Floresta Zé Rafael receber a homenagem em meio a muitos convidados presentes ao evento. Semana passada outra Sessão Solene muito concorrida foi a entrega do Título de Cidadão Osasquense à família do advogado e sindicalista, falecido em fevereiro de 2016, Dr. Jurandir Paes. Na mesma seção foi entregue ao filho Rafael Paes uma placa comemorativa ao Sincomércio.

 

MP deve decidir 

O vereador de Osasco, Tinha de Ferreira (PTB), inconformado com a demora do cumprimento da emenda à Lei Orgânica que obriga as empresas de transporte coletivo atender as pessoas com mais de 60 anos, deficientes físicos, mental e acompanhante, deu entrada junto ao Ministério Público para que providências sejam tomadas quando ao cumprimento da alteração da L.O. O protocolo ocorreu na quinta-feira, dia 14, junto à promotora da Justiça Dra. Ivânia Chacon. Para o vereador não resta mais nenhuma alternativa com as duas empresas, Viação Osasco e Urubupungá. A lei passou a vigorar em 4 de agosto e a obrigatoriedade deveria acontecer em 3 de novembro. Atualmente o cumprimento das empresas são para idosos acima de 65 anos.

 

Muito a Comemorar

O presidente da Câmara de Osasco, Elissandro Lindoso (PSDB), usou da tribuna, dia 19; última sessão ordinária de 2017, tanto para desejar boas festas a todos, tanto para comemorar a economia de 228% com o aluguel do novo prédio que tem o certificado dos Bombeiros, elevador e outros benefícios com amplo espaço e conforto. Para ele nunca na história do Legislativo houve tanta devolução de verbas não utilizadas pela Câmara. “Estamos repassando 17 milhões de reais ao Poder Executivo. Um dado histórico na história do nosso município, graças a união de todos os pares desta Casa. Eu não tomo decisões sozinho, as decisões são fruto de reuniões com todos os vereadores e concordância”, disse Lindoso.

Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
berdarpamula@mailxu.com catacun@mailxu.com