Home / Capa / Extraordinário

Extraordinário

Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial. Pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. 

Auggie sofre com uma síndrome que provoca deformidades faciais

Auggie Pullman (JacobTremblay) nasceu com uma síndrome genética rara. Como consequência, ele possui deformidades faciais severas, e apesar de ter passado por inúmeras cirurgias, não houve muito que se pudesse fazer para mudar a aparência do menino.
Com a ajuda de seus pais Isabel (Julia Roberts) e Nate (Owen Wilson), o garoto procura se adequar a uma nova rotina quando ingressa pela primeira vez em uma escola regular, aonde irá enfrentar os olhares curiosos das outras crianças.

Julia Roberts e Owen Wilson são os pais do protagonista do filme

Baseado no romance homônimo de 2012, escrito por R.J. Palacio, o filme traz a divisão da história em capítulos, assim como ocorre no livro. Há muito acontecendo ao redor dos problemas de Auggie, e nós temos os diferentes pontos de vista de todos os personagens. É importante deixar claro que o garoto é o centro de todas as cenas e situações, mas não o único. Nós temos a perspectiva da mãe, que teve um choque quando descobriu que seu filho havia nascido com um problema congênito, uma mulher que sabe o que seu filho passará ao longo da vida por ser diferente e sofre com ele. E sua irmã Via (Izabela Vidovic), que enfrenta os problemas típicos da adolescência, como brigas com sua melhor amiga e o surgimento do primeiro amor, além de viver as sombras do irmão mais novo.
A direção fica a cargo de Stephen Chbosky, responsável pelo espetacular “As Vantagens de Ser Invisível”. O elenco é poderoso, a começar por um dos atores mais queridos da nova safra de Hollywood, Jacob Tremblay (Auggie Pullman), famoso por sua brilhante atuação em “O Quarto de Jack”. Seus pais são interpretados pelo veterano Owen Wilson (Nate Pullman) e por Julia Roberts (Isabel Pullman) – aclamada com muitos prêmios, destaque para seus três Globos de Ouro por “Flores de Aço” de 1990, “Uma Linda Mulher” de 1991 e “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” de 2001, este último também lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Além do protagonista, se sobressaem no núcleo infantil Izabela Vidovic (Via Pullman), Noah Jupe (Jack Will), Millie Davis (Summer) e Bryce Ghei (Julian). Temos também uma curta participação de Sônia Braga como a avó de Auggie.
Durante sua luta diária para ser aceito Auggie, cruza com diversos alunos em sua nova escola. Alguns estão dispostos a recepcioná-lo de maneira calorosa, enquanto outros atingem um nível de crueldade suficiente para chocar os espectadores. São nessas passagens que vemos os atores mirins roubarem a cena. Apesar da pouca idade, os jovens protagonizam episódios complexos, com diálogos inteligentes. Um filme feito por crianças, mas com conteúdo maduro, indicado para todos os tipos de público.

Auggie devido a síndrome tenta se esconder através de disfarces

Com estreia dia 7 de Dezembro, “Extraordinário” é um filme encantador, daqueles raros que nos fazem rir e chorar. Com uma trama simples e com poucos elementos, consegue emocionar ao abordar o bullying com uma visão diferente e quebrar os estereótipos do “ser normal” impostos pela sociedade.

 

VALE A LEITURA

O filme é baseado na obra literária de mesmo nome, lançada em 2012 pela autora R.J. Palacio. Por se tratar de uma adaptação, algumas passagens do livro foram cortadas e cenas inéditas acrescentadas. Para ter uma experiência completa, recomendo a leitura. O livro além de nos trazer os trechos retirados, conta também com uma arte fora do padrão, o que tem tudo a ver com a história.

 

Sobre Patricia Naresse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
moon@mailxu.com