Home / Colunistas / Filhos e tolerância

Filhos e tolerância

 

Desde que me entendo por gente, acho que nunca se ouviu falar tanto em machismo, assédio, racismo, bullying… Não há como negar que os tempos são outros. E acho toda essa discussão muito válida, de verdade.

Lembro de ter escutado por anos e anos de pais de meninos, a frase: “segurem suas cabras porque meu bode está solto” e outras coisas do gênero. Sim, escutei e não foram poucas vezes. Sempre achei absurdo.

Hoje sou mãe de menino e não me vejo, em hipótese nenhuma, repetindo essa frase. Não só pelo fato de eu ser mulher e, como tantas outras, já ter enfrentado assédio em vários momentos por conta dessa mentalidade, mas também porque acho que mais do que nunca temos que exercitar a tolerância.

E isso vale para tudo. Isso é sobre RESPEITO.

Não adianta termos enormes discussões sobre o feminismo atual e sair xingando a primeira pessoa que nos der uma fechada na rua. Pior ainda se explodirmos na frente dos nossos filhos.

Não faz sentido usar hashtag #chegadeassédio e ficar tirando sarro do seu colega de trabalho porque ele tem uma deficiência física, por exemplo. Vejo isso por todos os lados e com muito mais frequência do que eu gostaria.

Todos somos diferentes. Cada ser é único e acho isso a coisa mais incrível do mundo. Aprender a lidar e a conviver com as diferenças é a melhor parte do jogo. Todos merecem respeito. Isso nos engrandece e acho que é isso que temos que passar para os nossos pequenos.

Nossos filhos aprendem muito mais pelos exemplos do que pelo que postamos no Facebook.

Não adianta nada só falar sobre tolerância. Temos que ser pais tolerantes. Para conseguirmos criar filhos tolerantes que deixarão esse mundo mais tolerante e um lugar muito melhor para se viver, e principalmente, conviver.

Sobre Paloma Bueno

Paloma Bueno é escritora, produtora e criadora do projeto Filhos.com. Atualmente tenta dividir o tempo entre o trabalho como coordenadora de produção na RedeTV, os cuidados com a casa, o principal papel de todos, que é ser a mãe do Matheus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
womblelatonia@mailxu.com nati@mailxu.com