Home / Capa / Rogério Lins lança programa “Osasco Transparente”

Rogério Lins lança programa “Osasco Transparente”

além do lançamento do novo portal, foi oficializado junto à União, por meio do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, a adesão ao Programa “Brasil Transparente”

O Prefeito Rogério Lins anunciou o programa que dará mais transparência às ações do governo

Nesta quinta-feira,13, em evento realizado na Sala Osasco, aconteceu o lançamento do programa Osasco Transparente e a administração assinou o termo de adesão ao programa federal de transparência às ações de governo, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação.
Na solenidade, presença do prefeito Rogério Lins acompanhado de sua esposa Aline Lins, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Maria Rossi, vice-prefeita, Denis Ramazini, adjunto da secretaria de Negócios Jurídicos, Dulce Helena Cazzuni, secretária de Planejamento e Gestão e Marcio Sobral da CGU (Controladoria Geral da União), funcionários municipais, secretariado e vereadores Rogério Santos, Ricardo Silva, Daniel Matias e Didi.
Talita Bottas, assessora de Dulce Helena fez uma apresentação do Programa Osasco Transparente, resultado de uma nova orientação política com o objetivo de garantir acesso à informação a toda a comunidade. “Trata-se de uma exigência constitucional. Em Osasco foi editado um decreto regulamentando a lei e que entrará em vigor no próximo dia 24 e o osasquense terá um novo Portal de Transparência, um novo serviço de informação ao cidadão. O Portal da Transparência antigo não atendia a legislação, e mais, o cidadão que não encontrar o que precisa no Portal pode se socorrer do serviço de informação ao cidadão, que pode ser presencial, por telefone ou internet. Há necessidade de uma ampla campanha para que a população saiba desse novo instrumento à sua disposição”, concluiu Talita.
Dr Denis Ramazini falou de seu orgulho em ter participado do projeto em consonância com o Ministério Público. “A meu ver é um exercício de cidadania e democracia”, disse Ramazini.
Para a secretária Dulce, o objetivo é cumprir todas as normas legais. “E o nosso prefeito assumiu esse importante compromisso com a comunidade, abrindo mão da cultura do sigilo e mudando para a cultura da transparência”, finalizou a secretária. Já para o vereador Ricardo Silva, transparência é mais um marco da administração Rogério Lins.
Para Rogério Lins, transparência é uma das bandeiras de seu partido, o PODEMOS. “Hoje é um marco histórico para Osasco. Há quatro (4) anos Osasco não cumpria uma exigência legal. O povo quer ter acesso às coisas públicas. O Novo Portal da Transparência é um serviço de atendimento ao cidadão, complementado pelo atendimento presencial, telefônico ou eletrônico. Uma exigência de nosso governo é a ampla participação de nossos servidores para o sucesso do programa”, finalizou Rogério.
Osasco, uma das mais importantes cidades do Brasil, no ranking da transparência no estado de são Paulo, ocupava a 639º posição entre os 645 municípios. Nossa meta é inverter o quadro para o tamanho e grandeza de nossa cidade.
Estamos avançando em todas as áreas e agora faremos o mesmo na questão transparência”, concluiu o prefeito Rogério Lins que na sequência assinou Ata da Comissão de Acesso à Informação, a Ata da Rede de Interlocutores e o Termo de Adesão ao Brasil Transparente, cuja cópia foi entregue ao representante da CGU.
Marcio Sobral parabenizou o prefeito pela iniciativa. “A missão da CGU é contribuir com os Estados e municípios para a implementação do Programa. Essa lei de Acesso à Informação depende muito de sua utilização pela população. Para isso, que se dê publicidade para que a comunidade a conheça e a utilize. A importância da transparência é que ela é um instrumento de controle social, uma garantia da legalidade e formadora de ideologia. A falta de transparência contribui para que haja a corrupção e facilita a má gestão, O acesso à informação é um Direito Universal, sair da cultura do sigilo e entrar na cultura da informação, da transparência.”, encerrou Marcio Sobral.

Sobre Wanderley Berrocozo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
michaux.rxd@mailxu.com muschett