Home / Capa / Sesc Osasco tem carnaval para toda família

Sesc Osasco tem carnaval para toda família

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro o Sesc Osasco recebe diversas atividades gratuitas com shows, cortejos, intervenções, oficinas, dança, aulas abertas e até esportes com a temática de Pernambuco.

No mês de fevereiro, o projeto: Dê o tango no mango, que leva o nome de uma gíria muito utilizada em Pernambuco, oferece ao público grande oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura pernambucana. Importante fomento de manifestações culturais variadas de caráter popular, mesclando culturas afro-brasileiras, ribeirinhas e urbanas, Pernambuco possui uma cultura bastante particular, típica e extremamente variada. O projeto se estende até o final do mês, sendo grande parte das atividades programadas para os dias do carnaval. Alguns destaques como a Banda de Pífanos de Caruaru, traz a ciranda e seu repertório marcante há mais de 50 anos. A Orquestra contemporânea de Olinda, referência da música pernambucana com a percussão e sopros. Bloquinho de gente miúda mescla ritmos brasileiros de carnaval com músicas infantis. As atividades são gratuitas e livre para todos os públicos. A programação completa pode ser consultada no site: sescsp.org.br/osasco

Confira a programação nos dias do carnaval:

Adereços de carnaval
Não tem fantasia? Confeccione seus próprios adereços nesta oficina e divirta-se! Com Cris Torchia.
10/2: Tiaras de flores
11/2: Colares carnavalescos
12/2: Tiaras de flores
13/2: Colares carnavalescos
De segunda a domingo, das 11h às 17h.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes.

Máscaras de carnaval para crianças
Máscaras de papelão inspiradas na tradição do Cavalo Marinho e capas/ou saias de tecido. Com Arumã Brasil.
De 10 a 13/2, segunda a domingo, das 11h às 17h.
Local: Tenda 2.

Lança-confete
Grupo Anima Brasil:
De 10 a 13/2, segunda a domingo, das 11h às 17h.
Local: Tenda 3.

Bloquinho Gente Miúda
Idealizado pela cantora Kel Figueiredocom a ideia de resgatar canções e personagens lúdicos que fizeram parte de sua infância e mesclar com ritmos brasileiros de carnaval. Os arranjos são bem próximos das gravações originais, preservando a sonoridade da época, mas com o diferencial na batucada, como: Pluct Plact Zum, Emília a boneca de pano e Super fantástico, são alguns dos clássicos que a banda interpreta; além de marchinhas e marchinhas autorais.
Dias 10 e 12/2, sábado e segunda, das 11h às 12h20
Local: Tenda 1.

Barangandão Arco-Íris
Grupo Anima Brasil
De 10 a 13/2, segunda a domingo, das 11h às 17h
Local: Tenda 4.

Brincadeiras do carnaval de Pernambuco
Vivências abertas com a dança dos arcos e frevo, duas manifestações populares do ciclo carnavalesco de dois extremos da região de Pernambuco.
Com Coletivo Pé d´Brincar
Dias 10 e 12/2, sábado e segunda, das 15h às 16h.
Local: Deck do brincar.

Cortejo Carnavalesco
Convidando o público para acompanhar esta brincadeira ao som de marchas, sambas, frevos entoados por violão, clarinete, saxofone, surdo, percussão e vozes.Com Cia. Lira dos Anjos
Dias 10 e 12/2, sábado e segunda, das 16h às 17h
Local: Itinerante.

Brincando com o carnaval
Resgatando o carnaval tradicional de salão, a Charanga, com a presença de personagens clássicos como a Colombina, o Pierrot, o Arlequim, que com a ajuda das “marchinhas carnavalescas” as quais são executadas durante todo o show numa tradicional matinê, ajudam a contar a história do carnaval, desde sua origem com o Entrudo no século XVII até o seu crescimento (no século XX) como festa popular, com o surgimento dos primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”, onde as pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e em grupos desfilavam pelas ruas das cidades, apresentando a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. Com Cia Burucutu
Dias 11 e 13/2, domingo e terça, das 11h às 12h30
Local: Tenda1.
Jogo de Corpo
Vivência corporal voltada para a família, um encontro geracional no qual adultos e crianças são conduzidos a brincadeiras corporais dançadas e cantadas, inspiradas por elementos de algumas manifestações tradicionais do Brasil. O “jogo de corpo” surgirá livremente das possibilidades de encontro com sonoridades de nossas manifestações tradicionais: Ciranda, coco, cacuriá, brincadeiras de roda, jogos rítmicos e percussivos, extraídos da nossa cultura popular farão parte do encontro, provocando sensações e estimulando os participantes ao espírito da brincadeira coletiva. Com Cia Babado de Chita.
Dias 11 e 13/2, domingo e terça, das 15h às 16h
Local: Deck do brincar.

Pernambolados
Uma homenagem aos afoxés do Recife, grupos de rua que tocam o ritmo afro-brasileiro Ijexá, tem na sua origem a mescla entre as etnias banto e sudanesas. Nesta apresentação pioneira na difusão dos ritmos nordestinos em São Paulo a mais de 20 anos, a Cia. traz ao público cantos e toques inspirados nos afoxés de Recife e Olinda somados às possibilidades corporais e estéticas das pernas de pau. Uma festa em homenagem aos povos que lutaram e lutam por
liberdade. Com Cia.de Artes do Baque Bolado.
Dia 11/2, domingo, das 16h às 17h.
Local: Itinerante.

Desfile dos Bonecões
Um desfile com 8 bonecões acompanhados por uma banda, trazendo um inusitado encontro das crianças de todas as idades com estes seres grandes e encantadores que trazem sempre muita alegria aos encontros, resgatando a criança que há em cada um de nós. Com Cia Pipa e Poesia.
Dia 13/2, terça, das 16h às 17h e das 18h30 às 19h30.
Local: Itinerante.

Aula Aberta de Ritmos Pernambucanos
Aula aberta de ritmos pernambucanos como: coco, maracatu, ciranda e frevo.
De 10 a 13/2, segunda a domingo, das 12h30 às 13h30
Local: Quadra poliesportiva.

Mini esportes
Atividades recreativas em espaços reduzidos abrangendo diversas modalidades esportivas.
De 10 a 13/2, segunda a domingo, das 10h30 às 18h.
Local: Quadra soçaite.

Banda Carnavalizar
A banda prepara um show especial, onde o legado e a tradição do carnaval Pernambucano se faz presente por meio da diversidade rítmica e folclórica desse período.
Dia 10/2, sábado, das 14h às 15h20
Local: Quadra poliesportiva.

Maracatu bloco de pedra
É um grupo de maracatu da cidade de São Paulo. Formado por cerca de 100 brincantes se apresenta em eventos do calendário festivo, espaços culturais, periferias e escolas públicas da capital, litoral e do interior paulista.  No repertório apresenta toadas de sua autoria e toadas de domínio público executadas pelas tradicionais nações de maracatu.
Dia 10/2, sábado, das 17h30 às 19h.
Local: Quadra poliesportiva.

Folias de coreto
O show tem como objetivo revelar a importância do coreto como ponto de encontro da cidade. Com o Grupo Humanação Popular.
Dia 11/2, domingo, das 14h às 15h.
Local: Quadra poliesportiva.

Maracatu baque livre
Apresenta um repertório de reverência aos Maracatus Nação ou de Baque Virado, onde traz toda a musicalidade e inspiração dos grupos de Pernambuco como o Estrela Brilhante de Igarassu, Estrela Brilhante do Recife e Leão Coroado. A proposta da apresentação é promover e aproximar o público da Cultura Brasileira, especificamente a cultura pernambucana.
Dia 11/2, domingo, das 17h30 às 18h30.
Local: Quadra poliesportiva.

Grupo Bongar
Show “Samba de Terreiro”, no qual leva ao palco, além do Coco da Xambá, ritmos que identificam o Carnaval de Pernambuco, conhecido por sua diversidade cultural. Assim, o público poderá vivenciar a pluralidade dos ritmos afro-brasileiros presentes no Carnaval pernambucano, como o Coco, o Maracatu, o Afoxé, a Ciranda, o frevo percussivo e o samba de terreiro.
Dia 12/2, segunda, das 14h às 15h
Local: Quadra poliesportiva.

Cavalo marinho
Show e cortejo dessa manifestação artística tipicamente pernambucana com o grupo Boi Chatim, de Recife.
Dia 12/2, segunda, das 17h30 às 18h30
Local: Quadra poliesportiva.

Grupo maracatu baque livre
O grupo promove e aproxima o público da Cultura Brasileira, especificamente a cultura pernambucana com apresentação do coco – dança com influência africana e indígena, acompanhada de cantoria e executada aos pares; e a ciranda, dança que caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.
Dia 13/2, terça, das 14h às 15h.
Local: Quadra poliesportiva.

Orquestra Contemporânea de Olinda
Idealizada pelo percussionista Gilú Amaral (apontado por Naná Vasconcelos como um dos mais criativos nomes da nova geração), o grupo traz como marca duas das maiores “escolas” de referência da música pernambucana: a percussão e os sopros – com um quarteto de tuba, sax, trompete e trombone liderados pelo maestro Ivan do Espírito Santo, todos provindos da primeira escola profissionalizante de música de Pernambuco, o Grêmio Musical Henrique Dias (1954), em atividade ininterrupta até hoje.
Dia 13/2, terça, das 17h30 às 18h30
Local: Quadra poliesportiva.

Banda de Pífanos de Caruaru
A banda apresenta show de lançamento do Projeto Samba, em homenagem aos seus 92 anos de sua Fundação, apresentando um repertório dançante, com a apresentação de Ciranda e com músicas de seu repertório de mais de 50 anos.
Dia 17/2, sábado, das 19h às 20h30
Local: Tenda 2.

Zabumbando os Carnavais
A proposta é a confecção dos instrumentos lançada para entreter e integrar a família numa atividade divertida e educativa. A metodologia é passo-a-passo, permitindo que pessoas sem experiência alguma possam acompanhar a atividade, terminando-a com seu instrumento pronto, que poderá levar consigo.
Carnaval. Com Ylu Brasil.
10/2: Eco-maraca,
11/2: Ganzá,
12/2: Roda Chuva
13/2: Reco-reco ecológico
De segunda a domingo, das 11h às 17h.
Local: Quiosque 4.

 

Serviço:

Capacidade média de público na unidade por dia: 7 mil

Estacionamento: Gratuito. 300 vagas para carros e 20 vagas para motos.  Vagas para deficientes e vagas para idosos.

Horário de funcionamento nos dias de carnaval: De 10 a 13/2, das 10h às 19h.

Entrada: Não há cobrança de entrada na unidade. Todas as atividades são gratuitas.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Não é permitido animais. Não é permitida a entrada e utilização de qualquer tipo de spray.

 

 

Sesc Osasco – Avenida Sport Clube Corinthians Paulista, 1.300 – Osasco – SP
Horário de funcionamento: Terça a sexta, 13h às 22h. Sábado, domingo e feriado, 10h as 19h. Informações: (11) 3184-0929

Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
swiney@mailxu.com trudeau@mailxu.com