Home / Capa / Sônia Almeida: A arte de fotografar bebês

Sônia Almeida: A arte de fotografar bebês

A médica/fotógrafa faz trabalho voluntário na Maternidade Amador Aguiar em Osasco

Atualmente Sônia divide o tempo entre o consultório e o estúdio

 

A ginecologista e obstetra Sônia Almeida, nascida na cidade de Paraisópolis, sul de Minas Gerais, se formou em 1989 em Medicina. Neste mesmo ano, chegou em São Paulo e fez a opção em trabalhar com ginecologia e obstetrícia. “Trabalhar com mulher é mais fácil, o que elas estão sentindo, elas contam, não escondem, o homem faz mais escândalo”, diz a médica. Na capital paulista trabalhou no Hospital Municipal da Vila Nova Cachoeirinha, da Polícia Militar.
Em 1992, ela chegou em Osasco para trabalhar no Iamil (antigo hospital da cidade que já não existe mais) e também montou um consultório na Rua Primitiva Vianco no centro. Ela tem o consultório até hoje. Algumas histórias curiosas permearam a vida da doutora Sônia. “Eu estava examinando uma mulher no meu consultório e ela começou a entrar em trabalho de parto, eu coloquei ela no meu carro e levei para o hospital e fiz o parto.” Nesses 25 anos de Osasco, Sônia fez centenas de partos. “Já fiz parto de três gerações da mesma família aqui na cidade.”

Sônia Almeida é mãe de três filhos, quando pequenos ela os fotografava como hobby. “Tomei gosto em fotografar, já tinha um olhar interessante para captar momentos.” Mas a arte de fotografar entrou de vez em sua vida há cinco anos. “Em 2012, eu fiz uma viagem com meu afilhado e vi que ele tinha sensibilidade para a fotografia, eu achei interessante, meu afilhado é portador de necessidades especiais.” Ela resolveu inscrever o parente em um curso de foto na ESPM, como num primeiro momento a escola não aceitaria o afilhado por causa da necessidade especial, Sônia resolveu fazer o curso também. “Eu digo que a fotografia me escolheu, fiz o curso e na minha conclusão tinha que apresentar um trabalho, eu fiz trabalho sobre ‘Nascimento dolorosa batalha’, eu fiz os primeiros detalhes da vida de um bebê.” Neste momento a ligação da médica ficou bem próxima da Maternidade Amador Aguiar na Zona Norte de Osasco. “Eu ficava de plantão na hora do parto de mulheres de alto risco. Eu fotografava o primeiro segundo de vida do recém-nascido.” Daí começou a paixão em fotografar os bebês. “Eu chamava minhas pacientes para fotografar os bebês após alguns dias de nascimento.” A arte se chama fotografia newborn. “Comecei fotografando gratuitamente, depois montei um estúdio na minha casa, comecei a parte profissional da minha carreira. A fotografia me tornou uma pessoa melhor, me transformei em uma médica melhor, isso é maravilhoso.” O nome da médica já está na história da fotografia newborn, pois ela foi a primeira fotografar um bebê com Síndrome de Down. “Foi um momento mágico, indescritível, todos nós choramos.”
Em 2015, as filhas da Sônia foram fazer intercâmbio, com a vida bem encaminhada e vendo suas filhas sendo abençoadas por Deus, ela resolveu dividir essas graças com outras pessoas. “Eu resolvi oferecer ensaios newborn na Maternidade Amador Aguiar, pedi autorização para a superintendência do hospital, eles aprovaram, eu visitava o hospital uma vez por semana, selecionava os bebês para fotografá-los gratuitamente.” Ela intitulou a campanha de Trabalho Beneficente de Natal. “Chamou tanta atenção que o programa Fantástico (Rede Globo) fez uma matéria comigo. Mostraram todo o processo. Meu trabalho ganhou uma importância muito grande depois disso.”
A simplicidade da obstetra/fotógrafa chama a atenção, todo o dinheiro que ela ganha, investe na carreira de fotografia. “Eu tenho a fotografia como prazer e não penso em lucro.” Ela faz no máximo seis ensaios newborn por mês.
Em 2017, ela vai resgatar o projeto de natal na Maternidade Amador Aguiar. “Será inteiramente gratuito, vou começar a fotografar os bebês em outubro. Terei um espaço no Hospital, onde farei as fotos. Que Deus me ajude e eu possa fazer todos os anos em Osasco.”
A médica ginecologista, obstetra e agora fotógrafa se sente realizada com o que escolheu.
O trabalho da Sônia pode ser visto no site drsoniaalmeidaphotography.com ou no facebook: na página soniaalmeidaphotography

Sobre Robson Donizete

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
ballas_294@mailxu.com