Home / Capa / Uma festa para ninguém botar defeito

Uma festa para ninguém botar defeito

Na próxima quinta-feira, 6, a cidade de São Paulo receberá um dos maiores eventos da cultura pop mundial: a CCXP – Comic Con Experience. Em sua quarta edição, o evento já se tornou o maior do mundo no setor. Estima-se que 200 mil pessoas passarão pelo pavilhão da São Paulo Expo (ex-Imigrantes) nos seus quatro dias de duração, para conferir as novidades em quadrinhos, cinema, videogames e séries televisivas. Para se ter uma ideia do que esse número significa, basta dizer que a mais importante feira do setor, a San Diego Comic-Con International, que acontece anualmente desde 1970 em San Diego, Califórnia (EUA), reuniu cerca de 150 mil participantes em sua última edição, em julho deste ano.

A CCXP nasceu em 2014, através de três empresas que uniram esforços para tornar possível a realização da Comic Con em solo brasileiro: o site Omelete, dedicado aos fãs de cultura pop, com mais de 2 milhões de curtidas no Facebook e 12 milhões de views mensais em seu canal do Youtube; o estúdio Chiaroscuro, representante de mais de 60 quadrinistas brasileiros e estrangeiros que trabalham para os grandes estúdios de HQ; Piziitoys, importadora oficial de objetos colecionáveis, detentora das licenças de comercialização dos produtos Star Wars, Marvel, DC Comics, Harry Porter e Senhor dos Anéis, entre outros. Eles se basearam na frase “construa e eles virão” do filme “Campos dos Sonhos”. Construíram e “eles” realmente vieram: 97 mil espectadores participaram da primeira edição, número que deverá dobra na desse ano.

A vingança dos nerds

Durante muito tempo, ser chamado de nerd não era propriamente um elogio. Sociologicamente o termo é utilizado para identificar pessoas intelectuais, com dificuldades de convívio social, obsessivamente interessadas por assuntos inexpressivos para a maioria das pessoas, como histórias de super-heróis em quadrinhos, por exemplo.

A mudança no conceito começou a mudar com a série televisiva “The Big Bang Theory”, em cartaz desde 2007. Centrada em cinco personagens que vivem em Pasadena, Califórnia (EUA), a comédia expôs de forma humorada a dificuldade dos nerds Sheldon, Leonard, Howard e Rajesh em se relacionar com o que foge de seu mundo acadêmico e pop, inclusive a vizinha Penny, garçonete e aspirante a atriz. A série se encontra em sua décima temporada, e é um dos maiores sucessos da rede televisiva CBS.
Mas a real guinada veio com o interesse dos grandes estúdios de cinema pelo universo dos quadrinhos, que na última década trouxe para as telas aventuras de super-heróis como Batman, Superman, Mulher Maravilha, Thor, Hulk, Homem Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, X-Men e outros. O que antes era um tema que interessava apenas aos nerds, virou de interesse global, permitindo que os estúdios arrecadassem bilhões de dólares em bilheteria. O termo nerd se livrou do ranço negativo e passou a despertar orgulho. E outra palavra foi também incorporada para definir esse amplo universo: o nerd virou geek.

Muitas novidades

Uma das principais características da CCXP é trazer para seu público as novidades do setor de entretenimento, com apresentação em primeira mão de trailers e cenas exclusivas de filmes e séries de estúdios como Disney, Warner, Netflix, FOX, Sony e outros, que chegarão ao mercado nos próximos meses. Além disso, o evento proporciona ao participante a possibilidade de contato direto com artistas que fizeram e fazem a história dos quadrinhos: 498 artistas de diversas nacionalidades – entre ilustradores, roteiristas, coloristas, etc. – estarão espalhados em centenas de mesas, conversando com seus fãs e comercializando seus trabalhos originais.
Se tudo isso não bastasse, o evento certamente será invadido por uma legião de cosplayers que tradicionalmente comparecem travestidos de seus personagens favoritos. Serão quatro dias, 96 horas, 5.670 minutos, 345.600 segundos de muita cultura pop. Imperdível para os nerds (ou para os geeks) de todas as idades.

Sobre Luis Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Para topo
dappersalley@mailxu.com pacitto-19@mailxu.com