46% dos usuários da saúde de Barueri são de fora


Um levantamento mostra que no primeiro quadrimestre, somente no PS Infantil, 54% foi destinado a moradores de Barueri, enquanto 46% foram dispensados a moradores das cidades da região.


 

Apenas nesse primeiro quadrimestre de 2018, o Ambulatório de Especialidades de Barueri realizou mais de 463 mil atendimentos. O equipamento conta com 24 especialistas. Já com relação às internações, HMB, Maternidade e PSs Adulto e Infantil acumulam um total de 10.582, enquanto as 16 UBSs realizaram mais de 743 mil consultas e procedimentos. Os mesmos atendimentos nos Prontos-Socorros passam de 2,2 milhões somente no período mencionado.
Ainda com relação aos PSs, o levantamento mostra que, somente no PS Infantil, 54% foi destinado a moradores de Barueri, enquanto 46% foram dispensados a moradores das cidades da região. No PS Adulto, esses números saltam para 61% a munícipes e 39% a outros municípios.
A Vigilância em Saúde também apresentou detalhes das atividades realizadas no período. Dentre elas, chamou atenção a imunização referente à febre amarela, que atingiu a quantidade de 142.305 vacinas aplicadas. Quando o assunto é a vacina da gripe, ainda em campanha, até o dia 30 de abril o município já havia atingido quase 26% da meta.
Esses e outros números referentes a todos os setores ligados à Secretaria de Saúde de Barueri foram expostos durante Audiência Pública, que aconteceu na manhã de quarta-feira, 30 de maio. Essa foi a primeira reunião dessa natureza desde que o secretário Jorge Salomão assumiu a pasta, em março deste ano.
Os dados foram apresentados pela coordenadora de Saúde, Adriana Poladian, e acompanhados por uma sala lotada por profissionais da área, membros dos Conselhos Municipais e Locais de Saúde, cidadãos, dentre outros, afinal, o convite para a audiência é aberto a todos os interessados.
Para o exercício financeiro de 2018, a Lei 2.570, de 20 de outubro de 2017, estimou a receita da despesa do município para a Saúde em R$668,451 milhões, obedecendo à Lei Complementar nº141, de 13 de janeiro de 2012, que destina 15% da arrecadação dos impostos para este fim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here