A partir de que idade devo falar com meu filho sobre sexo?

Meu filho Davi com 6 anos de idade foi até a mãe e perguntou: Mãe o que é sexo? Uau, que pergunta difícil para responder a uma criança de 6 anos. O pior é que dizer sobre a cegonha com lençol no bico carregando um bebê ou dizer que o homem coloca uma sementinha na mulher e assim nascem os bebês não colam mais (risos). Os tempos passaram e hoje seria tolice subestimar a inteligência de uma criança que aos seus 6 ou 7 anos de idade tem mais informações do que Albert Einstein, gênios e grandes filósofos tiveram em toda a sua vida. É interessante observar que os pequenos mesmo antes de saberem ler ou escrever já sabem clicar no ícone microfone do google e acharem o que quiserem, inclusive tudo sobre o sexo.

Portanto, não falar nada ou tentar enganar com uma conversinha rala é uma péssima ideia. Se a conversa for natural desde cedo, seu filho sempre ficará à vontade para fazer perguntas, pois sabe que seus pais responderão com segurança. Mas. Alguém pode perguntar: Gilson qual é a hora certa?

Não tem hora certa. As dúvidas de uma criança sobre sexo devem ser esclarecidas naturalmente, conforme forem surgindo as perguntas. Obviamente o jeito como você conversar com seu filho sobre esse assunto vai determinar a maneira como ele vai tratar o sexo em sua vida. Apesar de ser um tema difícil, os pais devem considerar que as crianças são curiosas e se você se constranger ou se intimidar ao ouvir uma pergunta, pode dar a impressão de que sexo é algo negativo e quando descobrir que é bom e prazeroso vai entender que você mentiu a vida toda.

Claro que os pais não devem incentivar, mas sim educar e explicar que para tudo na vida tem seu tempo e que o momento de cada etapa chegara naturalmente. É certo que algumas pessoas irão discordar e até replicar dizendo que aos 8, 9 ou 10 anos de idade é muito cedo para falar desse assunto com os filhos. Eu posso dizer que como pai até concordo que é muito difícil encarar assuntos de alta complexidade, nos entanto, o que dizer sobre as crianças gravidas aos 11 anos de idade a qual atendo juntamente com a família no meu trabalho?

Friso, não subestime uma criança, pois, quando ela te perguntar algo é porque já sabe a resposta a maneira dela. Se os pais não investirem tempo em dialogar, o amiguinho fará. Sem contar os youtubers que são para as crianças como ídolos e até heróis… infelizmente isso aconteceu por conta da ausência dos pais, o pouco diálogo e o pouco tempo disponível, em contrapartida a criança tem os youtubers 24 horas e a qualquer momento do dia. Percebe como pode ser trágico?

No episódio entre meu filho e minha esposa por exemplo ela foi muito sábia na hora e lhe devolveu com outra pergunta para saber até onde ele estava inteirado no assunto. O que respondeu: que sexo era um homem deitado sobre uma mulher e ambos sem roupa. Ela perguntou de onde havia tirado aquela ideia: e ele disse que a amiguinha da escola que tinha falado.

Ora, se nós pais não fizermos um bom investimento de tempo, diálogo e relacionamento junto a família e principalmente os filhos correremos um sério risco de deixá-los serem ensinados pelo acaso. O melhor a fazer então é usar de sinceridade e criatividade. Procure meios de explicação que fale a linguagem da criança e a deixe satisfeita com o que lhe foi ensinado. Procure livros educativos relativos a idade que fale sobre o assunto. Procure realizar brincadeiras lúdicas e desenvolva a educação saudável e o bom relacionamento. Por fim lembre-se, nossos filhos serão nosso maior legado!

A “Série Pais de Adolescente” tem o objetivo de abranger tanto quanto puder a mente, o comportamento e as armadilhas que de rodeiam a vida da criança e do adolescente. Trabalharemos muitos artigos sobre diversos temas, tendo em vista a necessidade de como identificar e até mesmo como lidar com situações referente aos assuntos… não deixe de ler os outros artigos desta série nas Colunas do Jornal Correio Paulista com o colunista Gilson Biondo ou no site www.gilsonbiondo.com.br e pode assistir os diversos vídeos no YouTube Escola de Pais – Gilson Biondo.

Vamos juntos aprender a educar e a amar os nossos filhos. Tenha um dia abençoado.

CONTINUA…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here