Audiência pública discute base nacional curricular

A Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Câmara Municipal de Osasco, presidida pelo vereador Mário Luiz Guide (PSB) realizou uma audiência pública para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento contou com a participação do Secretário de Educação, José Toste Borges, da Diretora Regional de Ensino, Irene Machado Pantelidaks, do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Básico de Osasco e Região(SINEP), professor José Antônio Figueiredo Antiório, do especialista em BNCC, professor Marcos Garcia Neira, docente da escola de Educação da USP, da Diretora de Educação de Osasco, professora Alessandra Bianca Cornaglia, dos vereadores Daniel Matias(PRP), Rogério Santos(PODEMOS) que solicitou a audiência. Ana Paula Rossi(PR), Régia Sarmento(PDT) e Ricardo Silva(PRB), além de professores e profissionais da educação.
A BNCC é o documento que vai nortear o que será ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Sua elaboração teve início em 2015 e só foi homologado em dezembro de 2017. A segunda parte que trata do Ensino Médio foi apresentada e encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em abril de 2018 e ainda está em fase de discussão.
De acordo com a Diretora de Educação Municipal, Alessandra Bianca, que fez uma explanação de todas as etapas do trabalho realizado pela Secretaria até o momento, a BNCC é acima de tudo uma política de Estado e aqui em Osasco está sendo discutida com toda a comunidade. A Diretora Regional Ensino, Irene Machado, também disse que está discutindo o documento com pais e professores através de congressos e seminários.
Mário Luiz informou que a Base Nacional Comum Curricular já foi implantada em outros países que tiveram experiências bem sucedidas. “O tema é amplo e a Comissão de Educação da Câmara pretende realizar outras audiências para discutir o documento”, informou o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here