Aumento abusivo

Na sessão da última terça-feira, na Câmara Municipal de Osasco, vereadores usaram de boa parte do tempo para contestar um novo aumento de tarifas que está por vir, de acordo com reunião realizada por representantes da empresa e Setran e Comurb (CMTO). Ficou muito claro que as reais intenções para um reajuste tão alto; bem acima da inflação. Até novembro os últimos doze meses o índice inflacionário está em 3,81%. Se aplicado esse índice a tarifa passaria dos 4,35 a 4.51 reais. Mas as empresas querem um índice bem maior que pode chegar a 5,08 reais que daria em torno de 16% de aumento. Algo inexplicável no atual momento de crise que vive nosso país.

 

Reajuste com 500% acima da inflação 

O prefeito Rogério Lins (Podemos) ainda não se manifestou à respeito. A reunião que ocorreu no dia 27 de novembro com membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana teve ata divulgada no IOMO. Para Roberto Bertolini representante da Viação Osasco, existe a obrigatoriedade dos ajustes dos insumos que compõe os custos do transporte público de Osasco como alta dos pneus, combustíveis, reajustes salariais. O que deve ser explicado é se esses e demais itens sofreram reajuste de 16% no ano. Algo que até justifica esse aumento. Mas que é improvável do ponto de vista de entendidos do assunto. Deixar claro que esse reajuste se for aceito pelo prefeito, ele sofrerá muitas consequências. A maior delas é a grande repercussão negativa pelas redes sociais. E podem esperar que as propostas de Osasco são as mesmas de outras cidades como Barueri, Itapevi, Carapicuíba e por aí vai.

 

Quando o buraco é mais embaixo

A discussão promovida entre o prefeito Rubens Furlan (PSDB) e o cantor Fabio Teruel continua rendendo. Mesmo após alguns afirmarem que houve um pedido de desculpas por parte de Teruel. Furlan foi muito enfático em vídeo produzido para as redes sociais quando afirma as reais finalidades de Teruel, não revela mas dá dicas que esse estaria interessado numa candidatura a prefeito em 2020. “Eu tenho refletido muito sobre as criticas que fez à mim, ao meu governo e a cidade de Barueri. Sei que isso tem motivação. E você sabe qual é a motivação”, disse Furlan no vídeo e para um bom entendedor um pingo é letra.

 

Não sou eu

Mas o assunto refletiu mais ainda quando o ex-presidente da Câmara de Osasco; o empresário Délbio Teruel, também em vídeo reclamou das agressões de seu xará. Fez questão de afirmar que apesar do nome não existe nenhum parentesco e que quando esteve em Barueri foi agredido verbalmente por pessoas achando que Furlan se referia a ele. “Esse sujeito tem o mesmo nome que eu. Eu sou Délbio Teruel”, afirmou o empresário. “Eu nunca jamais brincaria com a fé do povo. Nem enganando e nem explorando comercialmente o que existe de mais sagrado”, referindo-se às campanhas religiosas que Fabio faz por grandes cidades brasileiras com shows que chega a ter cem mil pessoas.

 

Vereador quer CPI para manchinha

Verdade seja dita o vereador Ralfi Silva (Podemos) sempre teve a bandeira voltada à defesa de animais. Nesse sentido, sua revolta com a morte da cachorra denominada Manchinha no Carrefour Osasco semana passada, têm suas justificativas. Inconformado, assim como grande parte da população brasileira, o vereador está coletando assinaturas com seus colegas para a criação de uma CPI para investigar o caso. “Já temos a quantidade suficiente para dar entrada à Mesa”, disse Ralfi que deve dar entrada na próxima terça-feira.

 

Artesanato na prefeitura

A Art Brasil artesanatos, promove neste final de semana no estacionamento da prefeitura de Osasco na rua Narciso Sturlini uma Feira de Artesanato. Essa feira vai funcionar com diversas barracas neste sábado e domingo a partir das 14 horas. As informações podem ser obtidas através do telefone 94728-5338 – Falar com Edeni. Para quem está interessado em comprar lembrancinhas esse é o programa para esse final de semana.

 

Chega em bom momento 

O promotor do Ministério Público de Osasco, Gustavo Albano, pela primeira vez abriu as portas de seu gabinete para uma reunião com os jornalistas da cidade. A apreensão inicial dos colegas é que teríamos algumas surpresas sobre Câmara Municipal e Prefeitura; denuncias em andamento que até então são mantidas em segredo por determinação da Justiça. A novidade veio da proposta de que uma semente plantada por ele lá atrás que deve começar a dar frutos. A partir de agora, através de uma medida do MP de São Paulo e outros estados os recursos de multas de processos que envolve corrupção ou de improbidade administrativa serão acrescidas em 300% acima do valor. Valor esse que seria a diferença a ser aplicada primeiramente em aquisições de material para as polícias; Polícia Militar e GM.

 

SABs se preparem

Importante, também, é que as entidades sociais de bairros, caracterizadas como ongs podem serem as responsáveis de acompanhar reformas de praças e quadras esportivas em localizações mais pobres de Osasco. Uma ótima ideia do promotor que começa a botar em prática a devolução de dinheiro via corrupção em obras que vai beneficiar em muito áreas mais afastadas da cidade. Além do empresário ou cidadão comum que aceitar esse ajuste de conduta o mesmo será responsável pela obra e o consumo da verba nas determinadas benfeitorias tendo, inclusive que ser responsável pela manutenção. Resta, agora que as Sociedades Amigos de Bairros de periferias entrem em contato através do telefone 3682-0548 para o agendamento com o promotor Gustavo Albano.

 

Homenagem 

Os Bombeiros Civil Voluntários de Osasco, estiveram na Câmara Municipal para receber uma homenagem proposta pelo vereador Ricardo Silva (PRB). O grupo que conta com mais de cem voluntários estão localizados no Estádio Enzo Piteri. Dentro dos trabalhos efetuados até agora o que mais marcou para eles foi o desabamento de parte do Osasco Plaza Shopping, ocorrido em 1996. Eles trabalham em parceria com a Defesa Civil de Osasco e com o SAMU. O voluntariado existe desde 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here