Bailarinas de Barueri se apresentam pela primeira vez no Theatro Municipal de São Paulo


Apresentar-se no Theatro Municipal é o sonho de todo o artista e bailarino, não tem como negar. Bailarinas de Barueri realizaram este sonho. As jovens do Núcleo de Dança de Barueri participaram do projeto meu primeiro municipal no espetáculo “Um sonho de natal” do Quebra nozes


 

Simone Garcia

Convidadas pela Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo para participar do Espetáculo “Um Sonho de Natal”, que faz parte da série Meu Primeiro Municipal, com as cenas “Boneca” e “Bombons” do Suíte O Quebra Nozes, as bailarinas do Núcleo de Dança de Barueri conseguiram realizar esse grande sonho no sábado, 17. Ao todo, 12 bailarinas puderam ter a experiência de se apresentar no palco de um dos teatros mais importantes do Brasil.
Para a aluna Ana Clara de Azevedo, de 11 anos, pisar no palco do Theatro Municipal significa muita responsabilidade. “Ele é muito grande, dá muito medo de errar, mas a gente ensaiou bastante para que tudo desse certo, estou confiante”.
Já para o Professor Everson Botelho, conhecido carinhosamente como professor Beka, foram muitos dias de ensaios. “Dessa vez eu tive a mesma sensação de quando eu dançava, presenciei o nervosismo e a responsabilidade de cada uma delas e esse nervosismo também tomou conta de mim, mas eu tinha que ser forte para não deixar demonstrar todos os meus medos. Quando entraram em cena, lembrei da sensação de que quando a gente pisa no palco, tudo fica na coxia e a gente tem força para se sentir seguro e passar tranquilidade para o público. Foi lindo!”
Um espetáculo cheio de encantamento e glamour, contagiou a todos na plateia, mas principalmente as mães que estavam na expectativa e cheias de ansiedade pela estreia das filhas em um palco tão consagrado.
Nicole Azevedo, mãe da aluna Ana Clara, disse que é difícil descrever a sensação de ver a filha naquele palco. “É um misto de orgulho e graça e a certeza de que estamos no caminho certo. O mundo da minha filha é muito mais bonito depois que o ballet entrou na vida dela”.
Maria Carolina Gaspar, aluna de 10 anos que já está acostumada a se apresentar em vários palcos pelo Brasil e também fora dele ressalta que se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo é diferente. “É muita emoção, meu coração tá batendo forte, estou muito ansiosa”.
Entrevistada após apresentação Maria Carolina afirma, “Depois que deixei o palco a minha sensação foi de felicidade, eu estava muito feliz, porque dei o meu melhor e eu gostei do que eu fiz. Fiquei com gostinho de quero mais”.
O Núcleo de Danças de Barueri que foi criado em março de 2017, oferece formação artística e qualificada a jovens bailarinos e vem abrindo portas para que esses alunos desfrutem do que há de melhor na arte e cultura, participando de competições em festivais, mostras e adquirindo experiências em várias apresentações importantes. Dentre as aulas oferecidas estão: ballet, jazz, dança contemporânea, aula de circo e musicalização. Mesmo tendo sido criado tão recentemente já conta com a participação de alunos em muitos eventos de competições nacionais e até mesmo internacionais.
Segundo o Secretário de Cultura de Barueri, Jean Gaspar, a parceria entre as Secretarias Municipais de Barueri e de São Paulo é que possibilitou esse momento incrível para as bailarinas. “Essa parceria é fruto da proposta pedagógica que a gente vem desenvolvendo e que evolui com as trocas de experiências. Queremos levar nosso trabalho para fora de Barueri porque a experiência para os alunos de poder sair da nossa cidade e experimentar algo novo é muito gratificante”.
O espetáculo reuniu um público muito grande e todos os ingressos foram rapidamente esgotados. O Quebra Nozes é um clássico, transformado em musical narrado que se passa na casa de Clara, em uma noite de festa natalina, cheia de convidados e muitos presentes. Um dos presentes que Clara mais gostou foi o boneco Quebra Nozes, que após sofrer uma queda se quebrou, mas como em um passe de mágica, o padrinho de Clara transforma o boneco em um soldado que embarca com a menina em um mundo de sonhos e fantasia.
O Theatro Municipal de SP é composto por um corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano , Orquestra Experimental de Repertório, Escola Música do Theatro Municipal de São Paulo e pela Escola de Dança  do Theatro Municipal de São Paulo, e tendo como espaços o Theatro Municipal, a Central Técnica do Theatro Municipal e a Praça das Artes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here