Barueri e McDonald’s assinam protocolo de intenções em prol do meio ambiente 

No sábado, 7, a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SEMA), assinou um protocolo de intenções junto ao McDonald’s. O acordo prevê que as lanchonetes da franquia existentes no município doem seus resíduos recicláveis à Cooperyara (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviços de Reciclagem de Resíduos do Município de Barueri e Região).

A assinatura da parceria ocorreu durante a Feira de Sustentabilidade, que aconteceu no estacionamento do McDonald’s do centro da cidade durante toda a manhã de sábado. Na ocasião, estandes de vários órgãos municipais e empresas se uniram para mostrar como é possível contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Parceria 

“Isso é muito importante porque o que o McDonald’s gera de reciclado é uma quantidade absurda. Claro que a gente sabe que eles trabalham muito com material biodegradável, mas ainda há alguns materiais que não têm como e hoje nós vamos assinar essa parceria para a preservação ambiental. Isso olhando não só o futuro, mas olhando também o presente das nossas crianças”, disse o secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu -, durante a assinatura do protocolo.

 

O diretor de sustentabilidade da Arcos Dorados (maior franquia de McDonald’s do mundo), Leonardo Lima, pediu a colaboração de todos e mostrou como ocorre a separação do lixo dentro das lojas, já que as lixeiras possuem indicação para recicláveis e orgânicos. “Para que o nosso acordo de cooperação dê certo, é importante a contribuição de todos nós. Quando terminarmos a nossa refeição no restaurante, a gente pode pensar ‘se eu separar corretamente o resíduo, ele vai chegar na Cooperativa’. Contribuam para que isso seja possível”, pediu.

 

O presidente da Cooperyara, Eliseu Félix, demonstrou satisfação com o acordo, que além de contribuir para a preservação do meio ambiente, irá ajudar os prestadores de serviço da reciclagem. “É um prazer poder receber esse material lá na cooperativa, que vai aumentar um pouquinho do dinheiro que cada um daqueles cooperados recebem para sustentar suas famílias”, disse.

 

Cuidando do pulmão do mundo

A Feira da Sustentabilidade atraiu muitas famílias. Mudas de ipê amarelo doadas pelo Viveiro Municipal foram plantadas no Jardim do McDonald’s pelas crianças. A Secretaria da Educação trouxe alunos das Emeiefs Elvira Levefre Salles Nemer e José Emídio de Aguiar, que apresentaram números de música, dança e coral, além de um trabalho que eles têm desenvolvido sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela ONU. As apresentações emocionaram a todos.

 

A Secretaria da Mulher também marcou presença com uma oficina de bijuterias sustentáveis, uma exposição de esculturas feitas em papel machê e uma animada aula de aeroboxe que levantou ainda mais o astral dos visitantes. Já a Cooperyara mostrou como a reciclagem acontece e a variedade de produtos que nascem a partir do reaproveitamento.

 

Parceiros como Cargill / Óleos Liza, a Tetra Pak, a FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal, em português), a organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, a Duratex, o Núcleo ODS Barueri, a Cooperativa Unindo Forças, a Ambiensys, a Eco Bike, a FSC e a Cepac  mostraram na prática inúmeras formas de atuar para o desenvolvimento sustentável do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here