Barueri oferece atendimento psicológico gratuito para mulheres

“É muito difícil tomar a decisão de procurar ajuda, mas foi a melhor atitude que tomei. O acolhimento foi fantástico.” Este é o relato de uma frequentadora da Secretaria da Mulher de Barueri sobre a sua experiência no projeto Divas no Divã, atendimento psicológico gratuito promovido exclusivamente para alunas do Espaço Mulher.
Em uma sala simples e aconchegante, o Divas no Divã dispõe de três psicólogos com atendimentos semanais e quinzenais, em que as mulheres encontram apoio profissional com objetivo de contribuir com a qualidade de vida, a redução do sofrimento psíquico e a quebra do preconceito quanto aos problemas que afetam a saúde mental. O projeto já atendeu cerca de 50 mulheres.
Para a coordenadora de Direitos Humanos e Enfrentamento à Violência de Gênero, Erica Mimoto, a criação do projeto consistiu na procura de alunas que se aproximavam dos professores para relatar casos de depressão, entre outras demandas emocionais.
“Os professores começaram a perceber que muitas mulheres contavam casos de depressão ou ansiedade. Foi aí que percebemos essa necessidade. Há muitos casos ligados à violência doméstica que são omitidos, talvez por medo ou vergonha, e depois são identificados pelos psicólogos, nesses casos, a mulher é encaminhada para acompanhamento mais específico”, explicou Érica.
“O fato de ter tantas atividades e oficinas dentro da Secretaria já aflora certas emoções, como nas aulas de expressão corporal, em que a mulher começa a ter noção do seu próprio espaço interno e de corpo, e descobre movimentos que nem ela sabia que era capaz de fazer”, afirmou o psicólogo Dimas Dion.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here