Brasil x Bélgica

A Bélgica é um adversário forte. Nos últimos anos, os belgas foram tema de discussões acaloradas. Algumas pessoas se incomodam com a possibilidade de uma seleção com menos tradição incomodar os grandes, outros exageram nos elogios, mas é um fato que a Bélgica tem ótimos jogadores espalhados por grandes equipes da Europa, negar isso é lutar contra a informação e o jornalista deve informar.

A Copa do Mundo é uma competição de tiro curto e muitos fatores influenciam em um jogo. O Brasil tem uma vantagem em relação aos rivais mais fortes, a defesa firme e consistente, não é fácil finalizar contra o time brasileiro, Alisson trabalha pouco. Ofensivamente, a Bélgica é tão forte quanto o Brasil, mas peca na transição defensiva, ou seja, deixa espaços quando perde a bola.

Nos jogos contra Suíça, Sérvia e México, o Brasil permitiu que os adversários em alguns momentos tivessem posse de bola perto da área brasileira, não conseguiram muitas finalizações, mas a Bélgica tem mais qualidade. A dificuldade brasileira tem sido na saída de bola quando é apertado pelos rivais.

O Brasil não terá Casemiro. Desfalque sério, gosto de Fernandinho, mas as características são diferentes. Casemiro tem uma capacidade impressionante de ocupar espaços, tem ótimo desarme e bom passe. Fernandinho tem um passe mais qualificado que Casemiro, mas não tem a mesma força física, sofre um pouco mais se precisar percorrer espaços longos.

Na Bélgica, acredito que Roberto Martinez pode fazer algumas alterações, não mudará a ideia de jogo, mas pode preencher melhor os espaços sem a bola. Contra o Japão, o time rendeu melhor com mais um jogador de meio-campo e mais liberdade para De Bruyne, acredito que possa repetir contra o Brasil, mas não mudará a postura, será um time ofensivo que ataca com muitos jogadores.

Pelo melhor equilíbrio defensivo, coloco um pequeno favoritismo para o Brasil, mas a Bélgica é um time capacitado para encarar o seleção. Não devemos analisar só pela história e tradição, a Bélgica pode vencer o Brasil e isso não será uma vergonha para o time de Tite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here