Câmara de Osasco promoveu palestras de orientação e prevenção ao câncer de mama

Uma manhã de muita orientação e esclarecimento, com participação ativa não só das servidoras como da população em geral. Assim foi o evento Outubro Rosa, promovido pela Câmara Municipal de Osasco na quarta-feira, 31 de novembro, com o intuito de disseminar informações sobre a prevenção ao câncer de mama.
O evento, organizado pela Administração da Casa, aconteceu no Plenário Tiradentes, levando uma ampla programação de palestras e atividades lúdicas que tiveram como o tema a prevenção à doença, que é uma das que mais matam mulheres no mundo.
A primeira palestrante foi Rebeca Hyppolito, que falou sobre a sua experiência como paciente de câncer de mama em tratamento. A jovem, que diagnosticou a doença em abril deste ano, está obtendo sucesso no tratamento graças ao diagnóstico precoce.
Rebeca lembrou as dificuldades enfrentadas na época da descoberta da doença e da transformação que o câncer fez em sua vida. “Meu mundo desabou, tive que cancelar projetos, mas para mim, desistir nunca foi uma opção. Vou viver da melhor forma possível”, revelou.
A nutricionista Luciana Sampaio Jorge, que atua em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, ministrou palestra sobre como a alimentação balanceada, aliada a hábitos saudáveis, pode ajudar a prevenir o câncer de mama. “Que a gente possa voltar a comer mais alimentos que a gente prepara, recombinar e reproduzir a cultura alimentar do brasileiro”, defendeu.
Em seguida, a médica ginecologista Dra. Silvia Alvim abordou a influência dos aspectos emocionais na incidência de câncer de mama. O hormônio relacionado ao bem-estar ajuda a prevenir a doença, em contraponto ao cortisol (hormônio do estresse). “O aumento do cortisol deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento”, explicou.
Logo após, a enfermeira Rita de Cássia Bueno Carrenho demonstrou o modo correto de fazer o autoexame das mamas. A última atividade foi uma apresentação do grupo teatral das enfermeiras da Estratégia da Família da UBS Darcy Alves Robalinho, da Vila Ayrosa.
A programação foi fechada com sorteio de brindes às participantes. Todos os brindes foram obtidos por meio de empresários locais que colaboram com a causa do combate ao câncer de mama. As empresas parceiras foram: Allu Estética – Super Shopping, Aroma & Amora, Artex – Super Shopping, Casa de Bolos (Rua Dona Primitiva Vianco, 645), E & E Estética e Pilates, Espaço Laser – Plaza Shopping, Fórmula Animal – Farmácia Pet, Hope – Super Shopping, Laura Shoes, Look Me Store, Mary Kay, Memphis Hair – Estética e Beleza, Morana – Super Shopping, O Boticário, Ornamento Bijuterias – Shopping União, Pão Z ria, Sobrancelha e Arte, Sumirê, Supermercados Sorocaba e Yázigi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here