Dar colo pode deixar o bebê mal-acostumado?

Existem muitas teorias e místicas antigas sobre dar colinho ao bebe, e uma delas é que não se deve dar colinho ao bebe quando estiver chorando por que assim pode acostuma-lo mal. Pois, bem, esqueça qualquer orientação ou falácia sobre isso. Os bebês precisam “sim” de colo.
Algumas comunidades têm por pratica não separar as mães dos bebês e por isso nos primeiros meses o contato é intenso e, ainda que necessitem trabalhar, a criança fica grudada na mãe. Obviamente que existem muitas opiniões de que o bebe precisa criar independência desde cedo e foi aí que desenvolveram várias técnicas para o mundo moderno entre escolas, babás, brinquedoteca e fizeram milhares de criações com a ideia de facilitar, tais como os carrinhos de passeio, brinquedos tecnológicos, cadeirinhas de descanso vibratórias entre tantas coisas que podem facilitar. Mas o problema é que hoje vivemos em um mundo de excessos. Esses aparatos interferem no contato da mãe com as crianças e, a longo prazo causam mais complicações que facilidades.
Nas inúmeras fases que o bebe passará é imprescindível o colinho de mãe. Essa proximidade e contato com a mãe proporcionará um ótimo desenvolvimento intelectual e físico, além de se sentir seguro e amado.
Em contrapartida afirmam as vovós e algumas mamães que o bebe ficará manhoso e irá chorar só para ganharem colo. Entendam que os bebes não fazem manha ou birra, contudo, o choro é a sua única forma de comunicação e que pode indicar frio, medo, excesso de claridade, desconforto. Um bebe bem embaladinho no colinho da mãe pode mudar seu sentimento.
Depois de ficar nove meses dentro da barriga da mamãe, eles precisam estar o mais próximo dela possível porque estão acostumados a ouvir as batidas do coração. Estão acostumados a ouvir o ritmo cardíaco dela, por isso quando você os coloca perto do coração ficam relaxados porque se lembram de quando estavam dentro da barriga.
Os bebês nascem em um mundo novo, não conhecem nada, precisam se habituar a um ritmo diferente, e para isso precisam muito da mamãe. Para os bebês, o colo é uma necessidade afetiva. Um abraço, o amor, um carinho, um afago transmite segurança em momento de crise. Os beijos, definitivamente, são o descanso e é a melhor maneira de reforçar o apego entre o bebê e a mãe.
Minha opinião? Aproveitem muito a fase de mimar porque passa muito rápido. Abrace muito, beije muito, de muito carinho e converse muito, pois, as crianças entendem tudo o que dizemos. O colinho é parte essencial para o bom crescimento da criança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here