Dias contados

O presidente da Câmara de Osasco, Dr. Elissandro Lindoso, afirmou que cumpriu de forma muito honesta e compartilhada seu mandato de dois anos à frente do Legislativo. “Minhas necessárias nomeações não tiveram denotação política, aqueles que foram nomeados fora de meu gabinete foram escolhidas para o Legislativo e bom atendimento aos vereadores. Termino meu mandato em dezembro consciente que fiz o melhor”, descreveu Lindoso. A respeito do novo presidente ele preferiu não comentar. Só afirmou que a eleição da nova mesa diretora será na última sessão do ano. De verdade, o médico entrega a presidência com modificações como o novo prédio na Avenida dos Autonomistas, em troca de um velho prédio que nem licença de Bombeiros conseguia obter. O estacionamento que era alugado também deixou de existir.

 

Concursados e mais segurança

Coube a Lindoso a implantação do concurso público com a posse de novos servidores, bem como a redução de cargos nomeados pelos edis com drástica redução para oito para cada vereador. Isso foi em função de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) celebrado por seu antecessor Jair Assaf junto ao Ministério Público. Agora todos os munícipes que adentrarem ao Legislativo são cadastrados e recebem um cartão magnético para passar pela catraca e que depois é devolvido na saída.

 

Quem é o próximo 

A expectativa, agora é sobre quem virá dar continuidade ao trabalho e mudanças executadas. O nome forte que circula no meio é do vice-presidente Ribamar Silva (PRP). Já Ni da Pizzaria (Podemos) já trabalha nos bastidores para ser o candidato a vice na chapa. Provável candidato, também, é o tucano, De Paula. Outro nome que se dispôs a entrar na disputa é o petebista Tinha Di Ferreira. Alguns ainda consideram muito cedo sobre escolher o novo presidente, mas vereadores, nos bastidores, já comentam sobre apoios e participação na mesa.

 

Não pode terça, vai quarta

A Câmara Municipal de Barueri, surpreendeu ao transferir a sessão ordinária do dia 20 para o dia 21; quarta-feira. A cidade comemora com feriado do Dia da Consciência Negra, e com isso vereadores se reuniram para uma curta sessão na quarta. Apesar de pouco tempo, pelo menos eles mostraram que se a sessão, que ao contrário de Osasco, é apenas uma por semana tem que ser realizada. E foi o que aconteceu. E por isso damos aqui o destaque para o vereador Luizinho do Camargo (PDT) que apresentou duas indicações esta semana, propondo medidas para proteger e conscientizar o pedestre no trânsito de Barueri.

 

Dizem que querem

Ainda sobre Barueri, três vereadores já aparecem em comentários sobre a participação na eleição da mesa diretora do Legislativo, Após quatro anos presidente, Carlinhos do Açougue (DEM) deve entregar a batuta a um colega que deve ser eleito em dezembro. Os vereadores Fabião (PCdoB), Sergio Baganha (PSDB) e Reinaldo Campos (Podemos) devem entrar na disputa. Para o atual presidente sua meta de economia para o Legislativo foi batida com diversos cortes de gastos e redução de uso dos veículos oficiais. Lá os vereadores são obrigados a cumprir metas de gastos de combustíveis e os automóveis só podem ser utilizados nos dias úteis da semana.

 

Procura-se médicos

Itapevi – Prevendo crise em seus ambulatórios, e depois da decisão do governo de Cuba de retirar os profissionais de medicina do Programa Mais Médicos, coube ao prefeito Igor Soares (foto) através da Secretaria Municipal de Saúde acionar um sistema de plantão, de modo a cobrir, até que a situação volte ao normal, o atendimento. Com isso, teve início na última quarta-feira os remanejamentos de médicos para que a futura crise pela falta dos profissionais cubanos seja amenizada. Como a responsabilidade de reposição é do governo federal, a perda de 21 médicos que atuavam em Itapevi deve ser suprida em parte por profissionais contratados pela prefeitura, ate que uma efetiva medida seja posta em prática pelo Ministério da Saúde.

 

Pensando 2020 

Dentro de alguns dias o prefeito Rogério Lins deve tomar um café em algum local discreto com o presidente Dr. Elissandro Lindoso. As conversas devem girar em torno de um ponto de apoio à administração de Lins. Indagado à respeito de uma candidatura para prefeito em 2020, Lindoso não esconde que pode abandonar a ideia e compor com Rogério Lins, que já tornou público sua tentativa de reeleição. Desse futuro encontro podemos ter algumas novidades para 2019, como uma secretaria e até uma promessa de vice para 2020. Por enquanto são somente conjunturas, mas é claro que Lindoso que foi o mais votado em 2016 e eleito presidente do Legislativo tem seu planejamento para seu futuro político. Precisa muito aparecer e se preparar para 2020.

 

A novela Fórum

O novo Fórum de Osasco foi motivo de discussão por parte de alguns vereadores. Tudo porque o prefeito Rogério Lins esteve no Tribunal de Justiça para acertar o término da obra, há tempos paralisada. Ocorre que do acordo firmado, a prefeitura se propõe a disponibilizar verbas municipais após ter cedido o terreno para a construção do prédio. Jair Assaf até elogiou a atitude do prefeito para o reinicio e finalização da obra, mas acha injusto ter que vender um imóvel da prefeitura (CMTO) para repassar verbas, ficando ao Tribunal de Justiça a responsabilidade de equipar o prédio assim que ficar pronto. “Acho justo a cobrança do prefeito para o término da Obra, ficando para esta Casa a aprovação e liberação de venda da CMTO e repasse de parte da verba”, disse Assaf que acha que o Estado está abandonando o Fórum, que é uma obra deles e que a parte da prefeitura foi a doação do terreno.

 

Ótima homenagem 

Chamou a atenção a Moção apresentada pelo vereador de Osasco, Daniel Matias (PRP) sobre o dia do Conselheiro Tutelar 18 de novembro, criado pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em julho de 1990, e que em Osasco, através do vereador Josias da Juco (PSD) passou a fazer parte do calendário oficial da cidade. Dos 15 conselheiros de Osasco, oito estiveram presentes à câmara na sessão ordinária de terça-feira, quando foram homenageados ao receber um diploma pela participação e pelo dia e pelo desempenho de 24 horas enfrentando chuva e locais ermos pondo em risco sua segurança para defender o menor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here