Emef Professor Laerte José dos Santos de Osasco é destaque no Fantástico da Rede Globo

No último domingo, 1, o programa do Fantástico, da TV Globo, deu destaque a uma ação pedagógica desenvolvida na Emef Professor Laerte José dos Santos. A reportagem trouxe a história da menina que descreveu o sofrimento de sua família na Síria. A menina escreveu um diário que ganhou o mundo e comoveu os alunos da professora Telma Aparecida Santana Liberti, que usou o diário no trabalho das aulas de informática dentro do projeto “O Jornal”.

Durante o semestre, os estudantes pesquisaram matérias no site do Jornal Joca, onde encontraram uma resenha sobre o livro o “Diário de Myriam”, que reúne anotações de uma menina síria de 13 anos, que registrou tudo sobre sua rotina num país em guerra. O livro foi uma compilação de cartas escritas pela pequena que vivia em Aleppo, na Síria.

O site/jornal brasileiro Joca, voltado para crianças, publicou uma resenha do livro quando ele saiu na França. Em seguida, a editora do Joca recebeu 200 cartas escritas pelas crianças da unidade educacional com idade próxima a de Myriam, que ficaram mobilizadas pela história. As crianças pediram em suas cartas que o diário fosse traduzido para o português.

No final do mês de junho, o livro ganhou uma versão em português. O jornalista e correspondente de guerra francês Philippe Lobjois veio ao Brasil para a divulgação do livro “O Diário de Myriam”, do qual é coautor ao lado da síria Myriam Rawick. A publicação foi lançada pela DarkSide Books.

 

VISITA INTERNACIONAL

O coautor francês Philippe Lobjois fez questão de visitar os alunos da Emef Professor Laerte José dos Santos, onde revelou que o livro lançado no Brasil traz em seu prefácio as cartas que os estudantes escreveram ao jornal Joca.

Após a revelação, o escritor realizou um longo bate papo com os alunos, e entregou um livro autografado a cada criança. Na sequência surpreendeu a todos com a mensagem gravada pela escritora Myriam, que disse estar encantada pelo trabalho realizado na escola, bem como entusiasmada pelo interesse que os educandos tiveram por suas histórias. A visita do francês foi acompanhada pelo Fantástico, cuja produção se disse sensibilizada com a iniciativa da professora e dos estudantes.

O jornalista Ernesto Paglia conversou com as crianças e a professora, que relataram a execução do trabalho ao longo do semestre. Ele também acompanhou os questionamentos feitos pelas crianças ao coautor do livro.

Em suas redes sociais, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, destacou a reportagem: “Fico muito orgulhoso em ver nossos alunos da Escola Laerte e a Professora Telma sendo destaques na matéria do Fantástico sobre a menina Myriam, que relata a violência na Síria. Investir na Educação é sempre o melhor caminho! Parabéns criançada, parabéns professora, que foi uma das vencedoras do Prêmio Professor Inovador! Nossos agradecimentos ao Jornal Joca”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here