Gabriel: o osasquense que brilha nas piscinas brasileiras


Gabriel Pinheiro da Silva tem 16 anos. aos dez, ele começou a trilhar nas piscinas uma carreira de sucesso e promissora.


Ele começou a nadar por motivos de saúde, as primeiras braçadas foram na Academia Espaço Aquático em Osasco. “Nas primeiras aulas, os professores perceberam que eu nadava bem, rapidamente mudei de nível.” O tamanho de Gabriel chama atenção, com 16 anos, ele tem 1,85 metros de altura. Já na primeira competição, Gabriel surpreendeu e ficou em 11º. A primeira oficial foi o Campeonato Paulista em 2013, no revezamento 4×50 metros. “Nós ficamos em terceiro lugar.” Com excelentes resultados aparecendo, Gabriel recebeu o convite para treinar no Clube Paineiras do Morumbi. “Eu venci alguns regionais e fiquei em 4º lugar no Brasileiro.”
Em 2017, o atleta foi chamado para treinar na Associação de Desportes Aquáticos de Osasco (ADA). As conquistas se sucederam, os convites não paravam de chegar e neste mesmo ano, Gabriel Pinheiro foi chamado para fazer parte da equipe da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).
O jovem sonha grande com seu futuro nas piscinas. “Eu quero chegar em uma olimpíada e ganhar uma medalha de ouro.” Fã de Michael Phelps e da brasileira Etiene Medeiros, Gabriel é muito focado no que ele quer. “Você não pode se desmotivar após alguns erros, você tem que aprender com eles. Eu escuto muito o que o treinador me fala.Eu foco em ganhar as competições”
Com objetivos traçados, a rotina diária do atleta é cansativa. “Eu fico na escola até 13 horas, almoço uma marmita, saio correndo, pego o trem e vou treinar em São Paulo. Faço sete quilômetros na piscina.”
A família do atleta está sempre ao lado dele. “Sem meu pai e sem minha mãe, eu não teria esses resultados.” Neste fim de semana, ele participa do Brasileiro juvenil de natação no Rio de Janeiro e no fim do mês será a vez do Paulista em Bauru, interior de São Paulo. Mas continuar essa brilhante carreira nas piscinas, o atleta precisa de apoio. “A minha suplementação é muito cara, gasto R$ 600 a cada 20 dias, preciso de especialistas como nutricionistas e psicólogos. Se conseguisse esses apoios os meus resultados seriam ainda melhores.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here