Lisboa em alta


A capital de Portugal é um dos destinos internacionais mais escolhidos pelos turistas brasileiros para passar férias. Com um clima ótimo e bem definido, com invernos curtos e verões longos.


Portugal está em alta entre os brasileiros e não é para menos. O país europeu fala nosso idioma, é lindo, tem os valores mais baixos para compras e outros itens que sempre temos durante as viagens. Também tem os portugueses que são ótimos e nos tratam super bem. Viajar por Portugal é algo que devemos fazer pelo menos uma vez na vida. Fiz esse ano uma viagem linda de carro passando por diversas cidades e me apaixonei. Mas hoje, quero contar a vocês somente sobre a capital. Lisboa.
Lisboa é uma cidade que tem litoral banhado pelo Oceano Atlântico com vistas lindas (principalmente dos mirantes que ficam na região do bairro de Alfama). Nem sei por onde começar a falar sobre a cidade. Talvez, seja bom começar por Belém. Foi de lá que Pedro Álvares Cabral saiu com suas caravelas e descobriu o Brasil, exatamente onde está o monumento chamado Padrão do Descobrimento, bem ao lado da fantástica Torre de Belém. Estando por lá, não deixe de visitar dois lugares (além desses dois que mencionei acima). O Mosteiro dos Jerônimo onde estão enterrados Luiz de Camões e Vasco da Gama, também comer o verdadeiro e original (e melhor do mundo) Pastel de Belém que fica pertinho do Mosteiro. Você consegue fazer todos esses passeios em uma manhã.
Estando no centro de Lisboa, meu conselho é somente um. Caminhe. Sim, nada melhor do que caminhar pelas ruas dos bairros lindos da cidade. Eu fiquei hospedada no Hotel Tivoli Liberdade, que fica na Avenida Liberdade, uma das regiões mais bonitas e arborizadas de Lisboa. Esse hotel é maravilhoso e não consigo pensar em outro para indicar por lá. Muito bem localizado, ele consegue unir o requinte com a modernidade, mantendo a característica portuguesa da rede de hotéis. Fantástico. Recomento também uma massagem no SPA do hotel e beber alguns drinks no novo hotspot da cidade, que fica na cobertura do Hotel Tivoli (onde tomamos café da manhã também) e se chama Sky Bar. Também recomendo um jantar na Cervejaria Liberdade que fica no térreo do hotel. A melhor lagosta que comi na minha vida.
Não sei decidir qual bairro de Lisboa eu gostei mais. Talvez ficaria entre Alfama e o Chiado. Os dois se parecem, mas se olharmos com atenção, os dois bairros são completamente diferentes. Chiado tem mais lojas, algumas atrações turísticas (como o Elevador de Santa Justa), muitos restaurantes (incluindo alguns dos melhores do país) e muitos cafés. Mas o bom do bairro do Chiado realmente são as compras. Pensei que por lá tivessem muitas casas onde poderia encontrar os famosos azulejos portugueses, mas vi pouquíssimas casas com eles.
Já no bairro de Alfama, podemos caminhar sem ver muitas lojas, muitas ruas clássicas bem portuguesas, varais de roupa estendidas nas vielas, muuuuitas casas com azulejos portugueses coloridos lindos, flores e muitos cafés lindos com vistas maravilhosas. No topo do morro que fica em Alfama, podemos visitar uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade, que é o Castelo de São Jorge. O castelo fecha apenas 3 ou 4 dias no ano. Eu, gênia, deixei para visita-lo em um desses dias, que era 1 de maio. Não consegui fazer a visita, mas deu para ter uma ideia de como o castelo é lindo.
Como não consegui visitar o castelo, voltei caminhando (eu já tinha ido caminhando) e dei uma passadinha no Mirante Santa Luzia. Parecia que eu estava na Grécia, por causa da vista linda para o mar azul e por causa das casinhas brancas que ficam ao redor do mirante. Tudo maravilhoso. Lá tem belos jardins e vários lugares com os azulejos clássicos (azul e branco) para a gente fotografar ou fazer uma selfie.


Não deixe de visitar as tantas igrejas que existem em Lisboa também. Acho que uma vez na Europa, visite o máximo de igrejas que puder, pois todas (absolutamente todas) possuem histórias antigas incríveis para nosso conhecimento. Como a catedral da Sé de Lisboa, que fica no bairro de Alfama, que além de ser linda e histórica, tem uma sala onde o Santo Antônio foi batizado. Outro lugar antigo, de 1509 para ser mais exata, é o Museu do Azulejo. Vale a pena visitar.
Resumindo, minha dica é apenas uma. Vá para Portugal. Não só Lisboa, que é sim uma cidade linda e segura. Mas também para as outras cidades como Coimbra, Fátima, Porto, Sintra e até o litoral ao sul do país, que é considerado um dos litorais mais lindos do mundo. Vale a pena conhecer cada cantinho que você puder de Portugal. Eu não conhecia e fiquei apaixonada por lá, tanto que já quero voltar logo. Portugal encanta qualquer pessoa com tudo que tem para nos oferecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here