Meu filho não gosta de estudar…o que posso fazer? Parte 2

Dificuldades de aprendizagem: Alguns estudantes podem ter mais problemas do que o restante dos seus companheiros em aprender ou reter certa informação com rapidez e seguir o ritmo da classe. Caso ele não tenha uma atenção adequada durante longos períodos de tempo, quanto mais informação tenha que reter mais lhe vai custar a se concentrar ou poderá ter problemas em compreender a informação. Existem muitas dificuldades e a única forma em que será capaz de resolver as suas dúvidas será procurando um especialista para que possa avaliá-lo.
Ora, sabemos que são os filhos que devem estudar, mas, como pais podemos “ajudar” acompanhando, monitorando e incentivando.
1. Mantenha um diálogo claro e descubra o motivo pelo qual ele não está querendo estudar. Escute-o e entenda suas angústias sem julgá-lo.
2. Flexibilidade é uma boa ferramenta por que as vezes não é que não queira estudar, mas sente as metas altas demais.
3. Sugira prazos curtos. É inútil falar dos planos do verão ou inclusive de um trimestre inteiro. O melhor é viver cada dia e assim acompanhá-lo nesse processo e que sejam conscientes dos objetivos diários. Do contrário a criança se frustrará antes de haver tentado.
4. Acredite nas suas possibilidades. Se você valorizar suas capacidades, ela também acabará acreditando nas suas. Você tem que demonstrar ao seu filho que valoriza cada esforço que ele fizer e fazê-lo ver isso com demonstrações de afeto. Assim que esqueça as reprovações porque não conseguirão com que estude mais.
5. Procure manter uma rotina. A adolescência é o momento em que, na maioria das famílias, a rotina vai por água abaixo. Não existem mais horários para estudar, comer ou dormir. O adolescente pula refeições, empurra a lição de casa até a última hora do dia e vai dormir depois da meia-noite. Tudo isso, é claro, afeta os estudos. O papel dos pais é evitar que isso aconteça. Mantenha a ordem nos horários.
Entenda o que está acontecendo… na realidade, é muito fácil dizer que seu filho adolescente não estuda porque é preguiçoso e só quer brincar. Mas será que algo mais está acontecendo e você nem sabe? Por isso, uma das principais tarefas dos pais é, antes de mais nada, entender o que acontece com seu filho e nisso o diálogo é imprescindível.
Viu como os pais têm todas as ferramentas para ajudar os adolescentes em seus estudos? Afinal, possuimos autoridade, autonomia, convivência, proximidade e influência sobre eles, construindo seu modo de pensar e agir, passo a passo, desde os primeiros dias de vida.
A “Série Pais de Adolescente” tem o objetivo de abranger tanto quanto puder a mente, o comportamento e as armadilhas que de rodeiam a vida da criança e do adolescente. Trabalharemos muitos artigos sobre diversos temas, tendo em vista a necessidade de como identificar e até mesmo como lidar com situações referente aos assuntos… não deixe de ler os outros artigos desta série nas Colunas do Jornal Correio Paulista com o colunista Gilson Biondo e também no site www.gilsonbiondo.com.br ou assistir os diversos vídeos no YouTube Escola de Pais – Gilson Biondo.
Vamos juntos aprender a educar e a amar os nossos filhos. Tenha um dia abençoado.
CONTINUA…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here