O que preciso saber sobre a puberdade

Para ficar compreensível para os tantos pais de adolescentes é necessário em primeiro lugar esclarecer o que é puberdade – A puberdade é a fase em que ocorrem as maiores mudanças, tanto para as meninas quanto para os meninos. Os sinais ficarão evidenciados principalmente na fase de transição da infância para adolescentes onde ocorrerá o amadurecimento físico. O amadurecimento é muito individual e pode variar de um para o outro, no entanto, isso normalmente ocorre entre os 10 e 14 anos. Este período é marcado pelas mudanças hormonais, pelas descobertas sexuais, pela impulsividade entre tantas coisas.

A mudança da mente e sua personalidade também serão fatores determinantes para o futuro deste adolescente onde necessita acima de tudo aprender valores e princípios ensinados pelos pais. Ao longo da vida o corpo humano cresce, se modifica, evolui e desenvolve. Na puberdade não é apenas o corpo que passa por alterações, mas também o emocional e o psicológico, já que esse é o momento mais latente de formação de personalidade e caráter. Deixa-se de ser criança para, muito em breve, tornar-se adolescente, e conviver com mudanças físicas e responsabilidades sociais nunca antes experimentadas. Do nascimento à terceira idade, são muitas fases de transição, momentos em que o indivíduo passa por mudanças físicas e mentais e a puberdade é uma dessas fases, e talvez a mais complicada.

As mudanças são significativas, tanto físicas como psicológicas que, muitas vezes, levam os adolescentes a terem um comportamento mais temperamental e agressivo. Ocorre também um grande salto no crescimento, além de surgimento de acnes, menstruação, odores no corpo, variação de humor, baixa autoestima, rejeição, aumento de atividades na escola, mais responsabilidade em casa, reconstrução da autoimagem e confirmação da identidade. Tudo isso ao mesmo tempo, e de uma hora para outra, torna a vida do adolescente um grande desafio.

Não é um momento fácil para os adolescentes e muito menos para os pais, portanto o apoio dos tutores nesse momento é de extrema importância, e de preferência que seja de muita confiança, sinceridade e parceria. Pode não ser simples aceitar que os filhos cresceram e que a partir de agora eles terão questões bem mais difíceis de serem respondidas, mas, o melhor para esse momento é a amizade e a paciência. Nesta fase deve investir muito tempo na orientação e no diálogo, procure não fazer censuras exageradas ou usar meias verdades. Por ser uma fase complexa, muitas dúvidas virão.

A “Série Pais de Adolescente” tem o objetivo de abranger tanto quanto puder a mente, o comportamento e as armadilhas que de rodeiam a vida da criança e do adolescente. Trabalharemos muitos artigos sobre diversos temas, tendo em vista a necessidade de como identificar e até mesmo como lidar com situações referente aos assuntos… não deixe de ler os outros artigos desta série nas Colunas do Jornal Correio Paulista com o colunista Gilson Biondo e também no site www.gilsonbiondo.com.br ou assistir os diversos vídeos no YouTube Escola de Pais – Gilson Biondo.

Vamos juntos aprender a educar e a amar os nossos filhos. Tenha um dia abençoado.

CONTINUA…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here