Osasco terá 38 postos de vacinação contra a gripe


As unidades de saúde de Osasco estarão preparadas para vacinar crianças de seis meses a cinco anos. gestantes e portadores de doenças crônicas. Os locais estarão abertos até às 16 horas


 

Osasco realiza no sábado, 12, o Dia D da Vacinação contra a Gripe. A vacinação ocorrerá em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Policlínica da zona Sul, Centro Dia do Idoso, em Presidente Altino, e um posto volante no Shopping Osasco Plaza. As unidades funcionarão das 8h às 16h. No entanto, pode haver fechamento antecipado caso a demanda ultrapasse a capacidade operacional de atendimento da equipe.
Serão imunizadas crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; portadores de trissomais, como as síndromes de Down e de Klinefelter; pessoas privadas de liberdade, e adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa.
A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos.
Para pacientes com comorbidades, é necessário prescrição ou laudo médico. Os que já estão cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados.
A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 1º de junho.
Em Osasco, entre 23 de abril, início da imunização, até 3 de maio já foram imunizadas 42.851 pessoas.
A gripe mata cerca de 650 mil pessoas todos os anos, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz. Cuidados simples ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here