PS Infantil do Antonio Giglio terá novos leitos


o prefeito Rogério Lins inaugurou a nova ala pediátrica do Hospital central. A mudança aconteceu após o prefeito levar sua filha para ser atendida e a estrutura deixava a desejar


 

Os pequeninos que precisam de atendimento no Hospital Municipal Antonio Giglio agora contam com um ambiente mais acolhedor. É que na quinta-feira, 9, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, entregou as obras de readequação do Pronto-Socorro Infantil Doutor Adauto Ribeiro. O espaço dispõe de nova recepção, recebeu uma brinquedoteca, ganhou nova pintura e teve as parte hidráulica e elétrica refeitas. Ganhou ainda novos consultórios, salas de medicação e observação, fraldário, área de amamentação e banheiros externos. As obras foram feitas pelo Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), organização social responsável pela administração do hospital.
O prefeito Rogério Lins, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins, a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, o secretário de Saúde, José Carlos Vido e o presidente do Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV) Ricardo Emiliano Rodrigues Sanches participaram da entrega.
Evandro Ruck, consultor médico do Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV) responsável pela gestão do hospital, disse que nunca havia tido uma reforma dessa amplitude no PS do Hospital Antônio Giglio. “O Pronto-Socorro passou por toda essa adequação para melhorar o fluxo das pessoas. O prefeito acertou em fazer o investimento dessa magnitude no PS. Temos inúmeras crianças na cidade que fazem uso da rede municipal. Além de atendimento de qualidade aos munícipes, também queremos melhorar os indicadores municipais na saúde”.
De acordo com o secretário de Saúde, José Carlos Vido, agora as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e o Pronto-Socorro do hospital estão interligados. “Hoje eu posso dizer que os funcionários das UBSs e Prontos-Socorros trabalham em rede, para saberem como anda a saúde do município de Osasco”, explicou.
Rogério Lins falou da satisfação em retornar ao Pronto-Socorro. “Um dia eu vim trazer minha filha de madrugada. A estrutura do Pronto-Socorro deixava muito a desejar. No dia seguinte me reuni com os responsáveis e pedi para melhorarem esse lugar. Estamos a 1 ano e meio no governo e pretendemos reformar todas as UBSs e humanizar cada vez mais o atendimento nos equipamentos públicos”, disse.
A diretora da pediatria do Pronto Socorro, Vera Ruthe Mendes Queiroz, falou sobre as mudanças no local. “Readequamos algumas salas e trouxemos os consultórios para perto da recepção, para dar mais conforto aos pacientes”, disse.
A cerimônia teve um momento lúdico com a apresentação do mágico Henry Cordean. Já a trupe Borboletras fez desenhos nas mãos das crianças e entregou bexigas de bichinhos. A garotada também teve direito a algodão doce e pipoca e se divertiu com personagens como Mickey, Minnie e Pateta.

MELHORIAS
A reforma e modernização do PSI traz muitas novidades, como a criação da Sala de Choque, antiga emergência, que agora, separada da Observação, passa a contar com melhores aparelhos e 3 leitos ao invés de apenas dois; a Sala Laranja, que funcionará com 4 leitos, dois deles com respiradores, com características de semi-intensiva, para pacientes estabilizados que aguardam vaga ou transferência; o Isolamento; o conforto da enfermagem; uma brinquedoteca na entrada, ao lado da recepção; o espaço de amamentação; e os novos banheiros infantil, feminino e de acessibilidade, além do fraldário.
A nova mobília segue normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com torneiras dos lavatórios da enfermagem acionadas por toque com os pés, o que diminui em muito o risco de contaminação na hora da higienização das mãos dos profissionais. O cuidado em afastar possíveis infecções está presente em todo o PSI, pois foram instalados dispensers de álcool gel e sabonete líquido bactericida em praticamente todas as salas, para elevar a oferta de higienização das mãos.
Como forma de implementar maior conforto aos pacientes, alguns locais do prédio terão teto e janelas virtuais, com painéis de LED representando paisagens. As cadeiras também ganharam cores diversas e toda a mobília conta com novo design.
Na recepção, os pacientes serão chamados por painel eletrônico e toque sonoro. Além de ganhar decoração lúdica e completa sinalização interna, as paredes receberam quadros com orientações sobre a saúde da criança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here