Questões quanto as aparências na adolescência

Os adolescentes passam por mudanças radicais internamente e principalmente em sua aparência. Apesar dos milhares de questionamentos, das descobertas e do amadurecimento crescente, as mudanças físicas os afetam mais, pois, na transição a aparência física faz uma diferença enorme para quem está começando a se descobrir. Obviamente isso serve para as meninas e também os meninos que querem impressionar com jeitos despojados, cabelos estilosos e vestimentas que traduzam quem a pessoa é.

Percebe-se que o adolescente enfrenta duas situações básicas em relação à autoimagem: a imagem de seu corpo perante si mesmo e perante os outros. Durante a fase da adolescência, é muito comum a preocupação com a aparência física e, sendo assim, a questão corporal é um dos problemas mais preocupantes devido a forte tendência social e cultural em considerar a magreza como uma situação ideal de aceitação pelo grupo em que o adolescente está inserido.

Muitos adolescentes têm pavor de engordar, faz um controle excessivo do seu peso, principalmente as mulheres. Com essa imagem corporal distorcida é muito comum o surgimento dos chamados distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, que poderão ser entendidos melhor posteriormente nesse livro.

O menino por sua vez, além da fuga da obesidade, também não simpatiza com a magreza excessiva, buscando um modelo corporal que envolve um corpo musculoso e bem definido. E, em muitos casos, para se conseguir esse modelo corporal os adolescentes fazem o uso de anabolizantes (Substâncias que estimulam o anabolismo, especialmente o crescimento de massa muscular) ou outras drogas proibidas. Quando os adolescentes não conseguem muitas vezes vencer a barreira do peso acabam se deprimindo ao se sentirem feios.

Entretanto, note que o padrão de beleza está intimamente ligado com a mídia, que muitas vezes produz a ideia do corpo ideal, mesmo que para isso a saúde tenha que ser deixada de lado. Toda essa pressão pode ser considerada uma devastadora avalanche no adolescente, que além de ter que lidar com as suas mudanças físicas, busca seu ajuste corpóreo de acordo com os padrões de beleza atuais.

O adolescente busca sua identidade e a expõe muitas vezes no seu esquema corporal, sua aparência. Um bom exemplo disso são os cabelos, pois funcionam como um acessório biológico valioso, que tem a capacidade de adquirir a forma que o seu dono desejar, pode ser cortado, pintado, alisado, enrolado ou penteado da forma ou criatividade permitida.

Contudo, a imagem corporal e a autoestima são aspectos fundamentais para que o adolescente possa desenvolver sua capacidade de bem-estar, sendo uma mediadora do comportamento humano. O adolescente necessita entender então, que o seu corpo está mudando, e que cada um tem uma estrutura corporal própria e que não é chegando aos padrões de beleza atuais que ficará feliz e completo.

Os cuidados com a alimentação e atividades físicas serão aliados da turminha caso ensinemos a transformar isso em habito. Por isso é muito importante que você converse com seus filhos e os ajude a encontrar a melhor forma de se alimentar e a praticar atividades físicas se divertindo.

O exemplo disso foi na gravidez do nosso primeiro filho onde a minha esposa acabou tendo diabetes gestacional e quando fomos a médica ela logo nos repreendeu e nos proibiu de fazermos compras em mercados e nos orientou a vivermos de feira. Confesso que foi uma das melhores coisas que pudemos aprender, pois, hoje nossos filhos nos cobram e sentem falta de frutas, legumes e verduras. O que quero dizer é que os filhos aprenderão aquilo que os pais ensinarem.

A estimulação da prática de uma atividade física regular, diálogos frequentes sobre a imagem corporal e autoestima, de uma forma franca e tranquila poderão ajudar os adolescentes. Pois saber os verdadeiros anseios desses, muitas vezes, é fundamental na prevenção de problemas posteriores.

A “Série Pais de Adolescente” tem o objetivo de abranger tanto quanto puder a mente, o comportamento e as armadilhas que de rodeiam a vida da criança e do adolescente. Trabalharemos muitos artigos sobre diversos temas, tendo em vista a necessidade de como identificar e até mesmo como lidar com situações referente aos assuntos… não deixe de ler os outros artigos desta série nas Colunas do Jornal Correio Paulista com o colunista Gilson Biondo ou no site www.gilsonbiondo.com.br e pode assistir os diversos vídeos no YouTube Escola de Pais – Gilson Biondo.

Vamos juntos aprender a educar e a amar os nossos filhos. Tenha um dia abençoado.

CONTINUA…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here