SOS Escola Especial

Mesmo as mães já terem sido atendidas pelo prefeito de Osasco Rogério Lins (Pode), na sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça feira, o vereador decano Jair Assaf (PROS), voltou ao assunto sobre a Escola de Educação Especial Dr. Edmundo Campanhã Burjato. Isso numa possibilidade do prefeito tomar medidas urgentes para atender as necessidades dos alunos. “Minha solicitação especial é para que o senhor prefeito não encerre ou transfira, ou acabe com a escola especial”, disse o vereador por entender que é muito preocupante a transferência dos alunos para a secretaria da Saúde, conforme boatos que vem chegando até ele. “Uma escola que era exemplo, um modelo e que funcionava e eu não sei porque que estão mudando o atendimento, e não é de hoje. Há muito tempo vem tirando professor, tirando psicólogo, enfim tirando tudo”, acusou o vereador. “Esse negócio de inclusão; de pegar o aluno e colocar numa sala de ensino no meio das crianças, não pode ser normal”.

 

Falta discutir e enfrentar 

Também revoltados com a situação, a vereadora Ana Paula Rossi (PR) e o colega Mario Luiz Guide comentaram o assunto. Mario Guide se disse solidário a ação critica de seu colega Jair Assaf. “Vim aqui na tribuna por que eu acho extremamente importante essa escola. A questão dos portadores de deficiência é muito difícil e importante pra nossa sociedade; pra nossa comunidade. Com a nova Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, passou a fazer uma inclusão na rede pública de educação. Que está correto em muitos casos, mas está havendo uma discussão se nós devemos tratar a todos igualmente ou se nós devemos tratar a todos iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual”, esclareceu o vereador.

 

Bem explicado 

“Com relação a Escola Edmundo Burjato, acho que essa casa e os colegas devem acompanhar muito de perto essa mudança que tem que acontecer. Não dá pra escola especial permanecer na Educação por questão de legislação. Os alunos que lá estavam, até o ano passado; não estão mais como alunos eram de responsabilidade do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Encerrou e a partir desse ano, tem que ser dado uma nova destinação. Independente para onde vão, tem que se garantir bom atendimento aos jovens e adultos que lá estão. A partir de 2007 a escola não mais matriculava e os que já tinham idade para ir para as salas de aula normais saíram, não se adaptaram e não puderam retornar mais. E essas pessoas, hoje no município de Osasco, estão totalmente excluídas de qualquer atividade”, esclareceu a vereadora Ana Paula Rossi que foi secretaria da Educação do atual governo.

 

Maio Amarelo já está valendo 

A Lei nº 4.837/2017, do Vereador Josias da Juco (PSD), instituiu no Calendário Oficial do Município o mês “Maio Amarelo”. O objetivo é criar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige. A iluminação do viaduto Reinaldo de Oliveira, conhecido como Ponte Metálica, é uma das ações da Prefeitura Municipal para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. De acordo com o Diretor do Departamento de Trânsito do Demutran de Osasco, Claudenes Begnini, o Município tem realizado ações de prevenção a acidentes de trânsito. Nas escolas, estão acontecendo palestras educativas, que incluem uma pista de trânsito móvel, a distribuição de broches com o laço amarelo, símbolo da campanha, além de anúncios em ônibus e pontos de ônibus, nas redes sociais da Prefeitura e material educativo impresso.

 

Para não perder a viajem

O vereador Rafa Gente da Gente (DEM) propôs à Prefeitura de Barueri a modernização do sistema de consulta ao estoque de medicamentos das farmácias municipais. A ideia é que o Portal Barueri disponibilize a informação no mesmo link da Farmácia 24 horas. De acordo com o parlamentar, o objetivo é tornar acessível uma informação importante para o cidadão que necessita de tratamento medicamentoso, mas não tem dinheiro para comprar os remédios nas farmácias comerciais. “Há episódios em que o paciente comparece a um posto de saúde cuja farmácia não dispõe do medicamento. É preciso aprimorar o sistema de pesquisa online para facilitar a vida do usuário, que poderia se dirigir ao local com a certeza de que terá acesso ao remédio de que necessita”, justificou Rafa Gente da Gente.

 

Parabéns Rotary 

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, e a primeira-dama, Aline Lins, participaram na quarta-feira, 23/5, da cerimônia de doação de 50 cadeiras de rodas do Rotary Club ao Fundo Social de Solidariedade do município. Outras 50 foram direcionadas à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). A data marcou os 59 anos de fundação da entidade, que conta com 67 associados na cidade. “Fiquei muito surpresa e feliz quando soube que receberíamos esta doação. Vai ajudar a diminuir a nossa fila de espera”, agradeceu Aline Lins. Para o prefeito Rogério Lins, o gesto dos rotarianos ajuda a fazer a diferença. “Principalmente nos dias de hoje. Uma grande cidade se faz com gestos como este, de solidariedade.”

 

Emidio corre riscos

O registro de candidatura do ex-prefeito Emidio de Souza, para deputado estadual, não deve correr riscos, mas seu futuro político a partir de 2020 certamente, caso o Legislativo de Osasco leve adiante a proposta do vereador Didi (PSDB). Há cerca de dois meses ele deu entrada num pedido requerendo que todas as sete contas do mandato do ex-prefeito; as que foram rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas de São Paulo) e que foram de aprovadas pelos vereadores contrariando a decisão do órgão, sejam revistas. Para o vereador é necessário tirar as dúvidas se realmente ele estaria livre das condenações. E essas contas já se encontram na Comissão de Justiça da Câmara. No caso de serem revistas e apreciadas e a maioria dos vereadores mudar o contexto, rejeitando-as, o ex-prefeito se tornará inelegível por oito anos. Nesse caso, essa votação não atrapalharia seu registro de candidatura no atual momento. Mas pode lhe prejudicar futuramente.

 

Casal de idosos é homenageado 

Através da Moção 00263, o vereador De Paula (PSDB) solicitou aos seus colegas a aprovação de Congratulações ao casal Geroncio e Laura Felix. Eles completaram aniversário no mês de maio e uma belíssima recepção foi organizada pelos filhos no salão social da Igreja São Benedito no Jardim Turíbio – Zona Sul de Osasco ao casal pela plenitude do relacionamento. Casados há 52 anos o marido completou 90 anos e a esposa 86 primaveras. Ambos tiveram oito filhos: Leci, Iva, Elzi, Lucas, Saulo (in memoriam), Ivanis, Diva e Irani. Têm 20 netos e 3 bisnetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here