Correio Paulista

Barueri: Um modelo de oportunidades a ser seguido

Barueri é um dos principais centros financeiros do estado de São Paulo e um dos polos empresariais mais famosos do Brasil. A cidade de 275 mil habitantes tem o 5º maior PIB paulista, cerca de 28 mil empresas ativas; é o 15° município mais rico do país. A este cenário de cidade próspera acrescenta-se a “medalha de ouro” na liderança nacional de matrículas no ensino fundamental e a hegemonia em formalidade no mercado de trabalho.

Esse conjunto de fatores justifica o apelido de “flor vermelha que encanta” e destaca Barueri (SP) no estudo “A estrada para crescer”, uma parceria da agência Virtù com o Centro de Liderança Pública (CLP), e apoio do Grupo CCR. O estudo revela vocações econômicas e vulnerabilidades sociais, financeiras e fiscais de 10 cidades paulistas para assim propor caminhos para a retomada do crescimento. Barueri é a primeira da série.

 

O levantamento identifica os principais desafios e oportunidades do cenário social, econômico e fiscal de dez municípios paulistas. Outro diagnóstico positivo da pesquisa é a posição de Barueri como o melhor lugar do país para se procurar empregos no setor criativo. Esse contexto tão favorável no mundo do trabalho torna-se ainda mais animador diante do cenário de desemprego no Brasil. O município consegue, além de empregar a própria população, oferecer vagas para quem mora em cidades vizinhas.

 

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, Barueri segue resiliente na questão da equação financeira. Sua realidade é bastante diferente da maioria dos municípios do país, diante da crise na saúde. Em 2020, 8 mil vagas de emprego foram criadas graças à consolidação da região como polo de inovação e tecnologia, área menos atingida pelos efeitos da crise sanitária e que oferece empregos com a faixa salarial acima da média. A renda per capita média da população de Barueri é de 4,4 salários mínimos.

A cidade também está classificada como um bom lugar para se viver. Toda a população conta com acesso à água encanada e ao serviço de coleta de lixo. Os bons números também estão presentes no quesito segurança. São 6,6 mortes violentas por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional, de 32,9. Não é por acaso que Barueri é conhecida em SP como um verdadeiro refúgio.

Mesmo apresentando um leque de números positivos, o município ainda não sustenta, de maneira positiva, um dos pilares mais importantes para o aprimoramento da administração pública. Neste quesito, Barueri ocupa a 90ª posição no estado de São Paulo e a 382ª posição em todo o país, em termos de transparência municipal. Na escala Brasil Transparente 360º, usada pela Controladoria-Geral da União (CGU), a cidade recebeu nota 3,62. A média nacional é de 6,7.

Sair da versão mobile