Centro Cultural para crianças em situação de vulnerabilidade será inaugurado hoje em Osasco

Cidades

A rotina das crianças do bairro Santa Rita – localizado na zona norte de Osasco, região com altos índices de abuso e violência infantil e violência doméstica – era sempre longe da escola e sem área de lazer, isso porque todo o entorno foi ocupado por moradias. O lugar descampado disponível para brincar são as dependências do cemitério Parque dos Girassóis, onde as crianças andam de bicicleta, brincam de esconde-esconde, soltam pipas e se oferecem para cuidar de túmulos. O único ambiente que promove algumas horas de estudo e distração é o “centro cultural”, antes em total escassez, do Projeto CaJu – ONG responsável pela transformação de vidas pela educação.
Esta situação chamou a atenção do Projeto Circulando – iniciativa da Circle Aceleradora que prioriza a inovação e sustentabilidade – que decidiu intervir e ajudar com a reforma do espaço. Dois meses foram necessários para reaproveitar materiais de construção, otimizar os novos recursos e transformar os 200 m² de instalações precárias, feitas com restos de madeira e sem infraestrutura, em um local com parede de alvenaria, cozinha, refeitório, banheiros, lousa, revestimentos térmicos, janelas, porta e muros. Toda a parte elétrica e hidráulica também foi refeita. A entrega do local será nesta sexta, 11.
O projeto Circulando é baseado na ESG (Environmental, Social and Governance), sigla para orientar o comprometimento da empresa em ter melhores práticas ambientais, sociais e de governança, que impactam diretamente no futuro do negócio. Ele facilita a conexão de pessoas e empresas às ações sociais e tem como principal pilar o compromisso com o Pacto Global da ONU. A reforma do centro cultural foi pensada como forma de colocar em prática o DNA do Circulando, de ressignificar os movimentos, para que possam causar um impacto positivo no meio. “Analisando a situação precária e de pobreza extrema do local em que o CaJu se encontrava, resolvemos abraçar a causa, buscando a maneira mais viável de colocar a construção de pé.”, conta Fabiana Schaeffer, CEO do projeto Circulando.
Mesmo em condições suscetíveis, as cerca de 40 crianças, de 6 e 7 anos faziam aulas de reforço três vezes por semana, no período da tarde. A ideia, agora, é aumentar em pelo menos mais 50% e com periodicidade diária. O foco são, principalmente, os adolescentes vulneráveis, ampliando a idade até 17 anos. Para participar é necessário que os pais ou responsáveis façam o cadastro do menor na sede do projeto CaJu.
Entre as atividades previstas – todas ministradas por professores voluntários – estão: reforço escolar, atividades físicas como lutas e dança, aulas de inglês e cursos de formação profissional, além de aulas de cidadania. “Com aulas online por tanto tempo devido à pandemia, muitas crianças nem estavam acompanhando o ensino já deficiente. O resultado são crianças desmotivadas e com muito tempo ocioso, em um ambiente hostil. Precisávamos, então, fazer algo para incentivá-las ao estudo e lazer apropriado, e esta ação visa contribuir com melhorias deste cenário, oferecendo estrutura para uma educação básica de qualidade e com foco na cultura sustentável.”, afirma Fabiana.
Fundada em 2019, a Circle é uma aceleradora de empresas e empreendedores da área de marketing e tecnologia, que promove o cross selling entre os participantes de seu ecossistema, com a missão de criar conexões e fomentar a transformação do mercado por meio da economia colaborativa. Pioneira e única aceleradora de martechs do Brasil, o ecossistema é uma iniciativa da agência Netza e concentra produtos e serviços de live experience, big data & business intelligence, branded content, marketing digital e fintechs. Os pilares que sustentam a atuação da aceleradora são inovação, tecnologia e sustentabilidade. Atualmente o ecossistema conta com a participação de 13 empresas aceleradas para as quais oferece mentoria, cross de negócios, coworking, networking, eventos exclusivos e conexão com investidores. Mais informações pelo www.circleaceleradora.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *