Quem vê o sorriso largo, a simplicidade nas palavras e o jeito acolhedor de falar com as pessoas, não sabe das dificuldades que a vereadora de São Paulo Ely Teruel passou em sua vida. Ela tem Deus como seu maior ídolo, sua família tem um lugar especial em seu coração, seu marido Fábio Teruel é seu grande exemplo, seu casamento é o complemento de algo muito especial que aconteceu na sua caminhada de Fé.
A família da vereadora morava no bairro de Presidente Altino em Osasco, quando ela nasceu. Aos três anos, eles foram morar na Cohab de Carapicuíba, Ely tinha mais sete irmãos que dividiam o minúsculo apartamento. Ela trabalhou na feira da Vila do Sapo vendendo batata. “Eu vendia também chinelo de crochê e sonhos que a minha vizinha fazia, eu batia de porta em porta na Cohab. Vendia durante o dia para ter o que comer no jantar.” As dificuldades eram cada vez maiores, aos oito anos, buscando uma vida melhor, a família da vereadora decidiu deixar São Paulo e foi para o Paraná. “Meu pai viajava muito, eu era muito apegada a ele, depois de algum tempo ele foi embora para Santos e eu decidi segui-lo, anos depois a família se reuniu novamente no litoral paulista.” Foi na baixada santista que Ely Teruel descobriu uma paixão, as corridas de rua. “Meu pai trabalhava em um poliesportivo de uma faculdade, comecei a correr profissionalmente, estudei lá, participei de muitas provas e em 1994 voltei para o bairro Vila Ayrosa em Osasco”. Uma passagem de sua vida em Santos marcou bastante Ely. “Nós íamos à feira para pegar cabeça de peixe para levar para casa para nos alimentarmos, na feira, nós dizíamos que era para os gatos, nós fazíamos um mexido com fubá para se alimentar. O fato de vir de uma família humilde, mostra que temos que correr atrás dos nossos sonhos. Eu sento com qualquer pessoa na periferia e eu sei o que ela está passando, eu sei o que é não ter um chinelo para usar, não ter comida no prato.”
Ely é casada com Fábio Teruel. “Eu ouvia o programa do Fábio e um dia teve uma promoção na Rádio Iguatemi que ficava no Rochdale, eu conheci ele lá, eu era modelo, participava de alguns concursos, começamos um relacionamento e estamos juntos há muitos anos.”
Com todas as dificuldades Ely venceu e para retribuir tudo o que a vida lhe ofereceu, ela e seu marido, o evangelista e deputado federal Fábio Teruel decidiram montar o Instituo Exército Azul na cidade de Osasco. “O Instituto auxilia crianças de cincos meses a seis anos de idade através da doação de uma lata de leite. Nós começamos o projeto pois no programa de rádio do Fábio, nós tínhamos muitos pedidos de ajuda, ele ficou desempregado na época, mas ele queria ajudar as famílias de alguma forma, nós colocamos faixas na cidade pedindo a doação de latas de leite para crianças e conseguimos muitas doações, foi assim que começou o Instituto.” Atualmente são mais de 600 famílias de Osasco atendidas no projeto que além da lata de leite recebem uma cesta básica. Os Encontros de Fé que reúne milhares de pessoas em várias cidades do Brasil realizados por Fabio Teruel, onde o cantor e evangelista leva mensagens de fé e esperança é o ponto de maior arrecadação para o Instituto. “Nós não temos ajuda governamental, é a população ajudando a população.”
Por falar do Encontro de Fé, todas as vezes que o evento acontece em Osasco, Barueri ou cidades vizinhas, é certeza de casa cheia, o Exército Azul como são conhecidos as pessoas que acompanham Fábio Teruel lotam arenas, estádios, ruas e avenidas. “Nós começamos fazendo para seis pessoas, não tínhamos carro, nem espaço para fazer o show, o Fábio estava desempregado, mas Deus tocou nos nossos corações e nós fizemos, eu costumo dizer que você quer ser abençoado? Olhe para os lados, estenda sua mão para as pessoas que precisam, foi assim que Deus começou a nos abençoar. Fábio sempre tentou evangelizar as pessoas, ele é muito católico, eu sou de família evangélica e sempre via ele rezar e isso me chamava muita atenção, a fé do Fábio é muito grande. Ele passou uma grave depressão, foi aí que nós nos apegamos ainda mais com Deus e nossa vida melhorou e Fábio foi curado, começamos na garagem com uma caixinha de som, depois fomos para a rua, depois fomos para uma quadra esportiva e foi crescendo. Hoje reunimos milhares de pessoas para falar de fé.”
Depois de mais de 20 anos fazendo um trabalho social através do Instituto e dos programas de rádio, Ely Teruel foi convidada em 2018 por Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, para sair como deputada estadual, mas Ely indicou seu sogro, Ataíde Teruel, ele foi eleito. “Naquele momento eu estava muito envolvida no projeto de Evangelização e do Instituto.” Em 2020, Renata fez um novo convite, Ely Teruel aceitou e foi eleita vereadora da cidade de São Paulo. “Entrei na política para dar continuidade ao nosso projeto de ajudar as pessoas. Eu não levanto uma bandeira, eu faço políticas públicas para ajudar as pessoas como uma rampa de acessibilidade, investimento em melhorias na área da saúde como para reforma de Unidades Básicas de Saúde. Com a caneta na mão nós conseguimos ampliar mais o nosso trabalho.” Entre os projetos de destaque, a vereadora da capital durante a pandemia de Coronavírus percebeu que as Unidades de Saúde estavam com dificuldades para manter as vacinas em ambientes específicos. “Eu criei a lei para a instituição de geradores nessas unidades, tenho destinado emendas parlamentares para Saúde, Cultura, Educação, o prédio da zoonoses foi reformada depois de 20 anos, a UBS de Santo Amaro também recebeu investimentos através das nossas emendas, temos o projeto Lutar e Vencer que ajuda as crianças a aprenderem a arte do Judô.”
No futuro, Ely sonha em ajudar ainda mais pessoas. “Eu peço para Deus para me ajudar a continuar ajudando as pessoas. Eu peço sabedoria e discernimento para auxiliar as pessoas em suas mazelas. Se cada um respeitar o próximo, nós estaremos no caminho certo. ”
Ely Teruel e o seu marido Fábio estão ao vivo todos os dias na rádio Tropical FM 107,9 FM a partir das 6h da manhã.