Estado de São Paulo começa aplicação da 3ª dose no dia 6 de setembro para idosos acima de 60 anos

Cidades Destaque

O governo de São Paulo disse nesta quarta-feira (25) que vai começar a aplicar a dose de reforço da vacina contra o coronavírus no dia 6 de setembro nos idosos acima de 60 anos do estado. A imunização será destinada à população dessa faixa de idade que tomou a segunda dose há seis meses.

“Desde a semana passada, o comitê vem discutindo com a área da saúde do governo de São Paulo e também com o comitê do Programa Estadual de Imunização (PEI), a proteção das pessoas com mais idade, com mais de 60 anos, e essa decisão foi finalizada hoje pela manhã e para aumentar a proteção do público com mais de 60 anos, suscetíveis, portanto, aos efeitos da Covid-19”, disse o governador João Doria em coletiva de imprensa no início da tarde.

Segundo os especialistas, há uma diferença entre terceira dose e dose de reforço. Eles chamam de terceira dose, a dose necessária para completar o esquema vacinal, para atingir a proteção desejada. E chamam de dose de reforço aquela que vai fazer a manutenção do nível de anticorpos.

Pelo calendário nacional, a dose de reforço começa a ser aplicada para população acima de 80 anos e pessoas imunossuprimidas a partir do dia 15 de setembro.

No caso do governo paulista, a antecipação da data foi definida pelo Programa Estadual de Imunização após recomendação do grupo de médicos e cientistas responsável pela condução da crise da Covid-19 no estado.

O secretário-executivo do Comitê Cientifico do governo paulista, João Gabbardo, disse que a medida foi tomada para conter o avanço da variante Delta. O governo ainda divulgará as datas do programa e o calendário de escalonamento por faixas-etárias.

“Nossa solicitação [ao Ministério da Saúde] e o parecer do Comitê Científico é que devemos fazer uma dose de reforço com as vacinas que estiverem disponíveis, independente de quem tomou um tipo ou outro de vacina”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *