Estado de São Paulo já registrou 600 casos de Sarampo em 2020

Capa Cidades

Fonte: Rede Globo

O estado de São Paulo registrou 600 casos de sarampo em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde. Mais da metade foram contabilizados na capital paulista, onde uma criança morreu.

Os médicos alertam da necessidade de que a vacinação seja feita no período adequado, já que o sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode ser letal em crianças. No ano passado, o estado viveu um surto da doença com mais de 17 mil casos registrados e 14 mortes.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a recomendação tem sido sair de casa apenas para o essencial. A vacinação é um desses compromissos que não podem ser adiados.

“As pessoas no momento estão preocupadas com a Covid e esquecem e não se atentam na verdade às outras doenças e a tudo que continua acontecendo independete do Covid, né? Por conta disso as pessoas também não têm procurado se vacinar”, afirma Adriana Peris, Coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

A infectologista Maria Beatriz Dias também lembra que o sarampo é ainda mais contagioso que o coronavírus, mas que pode ser completamente evitado com a vacina. “Qualquer numero é preocupante. O sarampo, principalmente em crianças mal nutridas, de baixo peso, ou crianças muito pequenas, pode ser uma doença até fatal”, diz.

As vacinas contra o sarampo estão disponíveis o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde. São necessárias duas doses para se proteger: quando a criança completa 12 meses e, a segunda, aos 15 meses. Durante a epidemia no ano passado, também passou a ser adotada a chamada dose zero, aplicada em crianças de com seis meses de idade.

Adultos de qualquer idade que não possuem as duas doses também devem procurar os postos de saúde para regularizar a situação vacinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *