Correio Paulista

Notícias viram poesia em livro de morador de Osasco

“Notícia Não é Poesia. Ou É?”, lançado este mês é o segundo livro publicado pelo jornalista, locutor e escritor Diego Machado Silva. O primeiro (2016) se chama “Nem Tudo é Poesia. Ou É?”

Ser jornalista e poeta parecem missões diferentes na hora de escrever com o objetivo de narrar um fato. Pela ética da profissão de imprensa, a imparcialidade deveria também ser um diferencial. No caso, é sim. A forma como Machado elabora seus versos deixa clara a indignação em alguns deles e em outros, a emoção do fato.

A ideia do escritor surgiu de uma necessidade que foi além do seu lado jornalístico: a sensibilidade. Em cada estrofe, em cada verso, acontecimentos que marcaram a mídia nacional ficam agora eternizados neste livro. Como temos o hábito de acompanharmos jornalísticos em todos os formatos de veículos, sejam eles impressos, radiofônicos, televisivos ou online, o fazemos para saber quais são as ‘novidades’. A cada hora tem uma, a cada dia, um assunto diferente, a cada veículo uma abordagem específica. Neste livro, grandes notícias (geralmente absurdas e revoltantes) ganharam versões que poucos, ou talvez ninguém viu ainda.

O avião da Chapecoense, o caso daquela enfermeira que se recusou a atender a um bebê já na porta do condomínio que ele morava por ter encerrado seu horário de trabalho, a despedida de Usain Bolt das pistas e um capítulo todo especial sobre Coronavírus, tudo isso foi notícia nacional e esses fatos vieram para o livro. O poeta Diego Machado, declaradamente osasquense de coração (nasceu na capital-SP) também deixou registrado neste livro duas grandes homenagens às perdas de 2 grandes sambistas: Mario Sergio (ex-Grupo Fundo de Quintal) e Beth Carvalho.

Os 2 livros já lançados por Machado estão no site clubedeautores.com.br. Na busca, você pode procurar pelo nome do livro ou do autor.

Sair da versão mobile