Correio Paulista

O retorno às aulas e o seus desafios

Texto elaborado pela professora Waleska Hottes e a Drª Wal Torres

Uma discussão se instalou nas redes sociais no que diz respeito ao retorno das atividades presenciais nas escolas. Essa discussão gira em torno da segurança sanitária da volta as aulas.

O governo de São Paulo apresentou o chamado plano São Paulo que prevê o retorno de forma gradual das atividades escolares, com previsão para setembro.

Desde março, as aulas estão em modalidade EAD (estudo a distância), que vem gerando grande debate em razão da acessibilidade dos alunos da rede pública, seja por vulnerabilidade social ou infraestrutura técnica, que são grandes obstáculos a serem enfrentados Trocando em miúdos, cobertura de rede de internet e acesso a computadores/tablet e smartphone nas residências mais carentes.

Em outra ponta é preciso destacar o esforço realizado pelos professores que ainda estão em processo de adaptação na modalidade EAD, aos sistemas utilizados pelas secretarias da educação por todo Brasil que enfrentam muitas vezes a falta de infraestrutura e equipamentos. As famílias também enfrentam dificuldades, seja para estabelecer rotinas para as atividades escolares ou ainda para auxilio aos estudantes.

O fenômeno Smart City nos traz soluções para esse tipo de problemática, mas esse é assunto para outro momento.


O retorno é necessário, porém precisamos de cuidado e atenção redobrados, países do mundo todo enfrentam dilemas similares aos nossos neste momento. França e Coreia do Sul tiveram que retroceder a decisão de abertura gradual das escolas em razão do receio de uma nova onda de infecção da Covid-19. Entretanto, a Dinamarca adotou medidas sanitárias, como por exemplo o distanciamento social e a divisão de turmas, alcançando êxito no processo de reabertura.


O sucesso do Plano São Paulo, depende da empatia de todos e da compreensão que estamos diante do desconhecido, aprendendo a cada dia a lidar com essa nova rotina.

Acesse: www.drawaltorres.com.br

Sair da versão mobile