Operação Sufoco acaba com sequestros, apreende uma tonelada de drogas e fecha estabelecimentos clandestinos em Osasco

Cidades Destaque

Na quinta-feira, dia 23 de junho, foi realizada a Operação Sufoco em Osasco, compreendendo ações para combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população, numa colaboração da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Osasco, com participação de todas as Delegacias de Polícia Especializadas e Distritos Policiais da Delegacia Seccional de Polícia de Osasco, bem como teve ampla colaboração da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Osasco, assim como apoio de guardas municipais das cidades circunvizinhas de Carapicuíba, Barueri e Cotia, para reforçar as ações policiais nas áreas limítrofes de Osasco.


Foram empenhados 97 policiais civis, 43 viaturas da Polícia Civil, 11 policiais militares, 06 viaturas da Polícia Militar, 48 guardas-civis municipais, 16 viaturas da Guarda Municipal de Osasco.


A operação foi antecedida por eficiente trabalho de inteligência e análise criminal, identificando-se os locais de maior incidência delitiva aos quais foram direcionadas as ações de segurança pública, tanto na prevenção especializada quanto na repressão criminal.
A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE/Osasco, dando início a Operação Sufoco, ainda durante a madrugada, flagrou e aprendeu mais de uma tonelada de droga ilegal, assim como apreendidos um telefone celular e o caminhão que transportava as drogas. O motorista do caminhão foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.


Durante o dia, também, foram solucionados dois sequestros, um que estava em investigação e outro em andamento, em trabalho de polícia judiciária realizado pelo 4º Distrito Policial e pelo 9º Distrito Policial de Osasco, logrando-se localizar o cativeiro e libertar a vítima, com identificação dos sequestradores e prisão em flagrante de dois destes.
Várias outras ações policiais foram realizadas para repressão da criminalidade, inclusive com participação do Grupo de Operações Especiais – GOE/Osasco, entre as quais, ações voltadas ao combate à receptação do furto de fios de cobre e materiais de ferro e aço, com a fiscalização de locais relacionados a desmanches e ferros velhos, bloqueios para identificação de cargas roubadas e produtos ilegais, visitação de comércios peças de motocicletas, buscando-se averiguar eventual desacordo com a legislação, assim como abordagens para coibir roubos e furtos de celulares no município de Osasco.
O resultado final da atuação das forças de segurança, corresponde a 6 flagrantes lavrados, prisão de 1 procurado, 9 pessoas presas em flagrante e 1 pessoa presa por cumprimento de mandado judicial, 190 pessoas abordadas, 74 veículos vistoriados, 3 veículos apreendidos, 1 veículo recuperado, 1 tonelada de maconha apreendida.


Cabe salientar que 34 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que foi dado ênfase a locais que comercializam sucatas e materiais reciclados, sendo que, dos 14 fiscalizados pela GCM e equipes de posturas municipais, 03 apresentaram Alvará de Funcionamento, 08 foram notificados a apresentar Alvará, 02 fechados e 01 tratava-se de terreno baldio.
A Operação Sufoco foi considerada pelos comandos envolvidos como importante mecanismo para a dissuasão da atividade criminal e efetivo combate a criminalidade na cidade de Osasco e deve continuar, com a colaboração de todas as forças de segurança pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *