Correio Paulista

Prefeito de Itapevi sanciona lei que garante pernoite em hotel para população em situação de rua

O prefeito de Itapevi, Igor Soares, sancionou, na sexta-feira (30) a Lei nº 2.845/2021, que autoriza o Poder Executivo a contratar leitos de hotelaria para atender moradores em situação de rua durante as noites frias de inverno.

“Temos que proporcionar melhores condições de vida e minimizar a dor e a desigualdade da população itapeviense, principalmente, para as pessoas em situação de rua”, disse o prefeito Igor Soares em mensagem enviada aos vereadores. A lei foi aprovada no último dia 28, na Câmara Municipal.

Na prática, a lei garante a contratação de vagas em hotel ou serviços de hotelaria para alojamento noturno, durante o inverno, para as pessoas que vivem nas ruas.

Após a sanção do prefeito, a Prefeitura iniciará o processo de licitação para contratação do serviço. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania será a responsável pela logística da ação.

Leito, banho e alimentação

Em agosto do ano passado, a iniciativa foi implantada pela primeira vez no município e garantiu hospedagem noturna, com direito a leito, banho quente e alimentação para 20 pessoas em situação de rua que aceitaram a oferta da Prefeitura.

As vagas foram disponibilizadas para as pessoas em situação de rua abordadas pela equipe de busca ativa. Equipes do Centro Pop realizavam a triagem e ofereciam transporte ao hotel. No período da manhã, os albergados voltavam ao centro para atendimento social (higiene, alimentação, atividades socioeducativas e de saúde).

Sair da versão mobile