Reciclagem de Alimentos: Dicas para evitar desperdícios e criar novos pratos

Alexandre Frassini Capa Colunistas

Você já reparou quantos alimentos a sua família joga fora? Aquele resto de feijão, arroz envelhecido, pão, legumes e frutas? Alimentos que muitas vezes estão bom para consumo, mas que descartamos sem a menor ideia que podemos reutilizá-lo de forma consciente, econômica, criativa e saborosa. Vamos conhecer agora algumas que fazem parte da Reciclagem de Alimentos.

Feijão

O feijão é um ótimo exemplo de como podemos reutilizá-lo sem perder o sabor. A clássica receita mineira de Tutu de Feijão por exemplo adicionando calabresa bacon e farinha de mandioca, pode ser feito com o feijão velho. Ou então que tal bater ele no liquidificador e fazer um delicioso caldinho para os dias frios? Também podemos tirar o caldo dele, misturar com cebola picada, alho, salsinha, temperos e adicionar farinha de trigo até dar liga e fazer um saboroso bolinho de feijão.

Cascas de Frutas

Essas são ideias que ainda provocam um certo tabu na cabeça e no paladar de muitos. Porém muitas dessas receitas são indicadas por ser muito rico em nutrientes vitaminas. A casca de banana por exemplo pode se transformar um brigadeiros, pães e bolos. Mas também tem receita de doce de casca de laranja, compota de casca de mamão, suco de casca de abacaxi, geleia de casca de melão, sorvete de casca de manga, doce de casca de melancia. Essas são receitas mais elaboradas, mas que facilmente são encontradas na internet.

Casca, Talos e Folhas de Legumes

Outra excelente opção para reciclar alimentos são as verduras e legumes. A clássica aqui é a casca de batata fritinha que vira um delicioso aperitivo. Mas ainda temos risoto de cascas de abóbora, arroz com talos de couve, assados com cascas de chuchu, pastel com talos de agrião, creme com folha de couve flor, bolinhos com talos de beterraba, nabo ou rabanete, macarrão com ramas de cenoura e tantas outras.

Carnes e linguiças

Se tem um alimento caro hoje em dia é a carne. Então não devemos desperdiçá-lo de forma alguma, não é mesmo? Aquelas sobras do churrasco por exemplo, podem se transformar em diversos pratos. Se picarmos tudo em cubinhos e misturar no arroz teremos um delicioso Arroz Carreteiro. Já, se misturarmos no Feijão teremos um potente Feijão Tropeiro. O frango podemos desfiar e adicionar num caldo de mandioca, ou preparar tortas e molhos. A linguiça pode ser picadinha e misturada ao ovo batido num mexidinho ou uma omelete. A carne de porco pode fazer parte de molho de macarrão e arroz ao forno e até o coraçãozinho de frango picadinho acompanha muito bem caldos e molhos.

Pão

Esse é outro alimento que muitas vezes vai pro lixo. Porém também é um dos que mais podem ser reutilizados. O Pudim de Pão é uma das receitas que mais gosto, mas também tem outras muito bacana que você pode conhecer e evitar desperdícios como a Torta de Pão Velho, Lanche de Pão Dormido, Massa de Pizza, Brusquettas, Farinha de Rosca, Croutons, Rabanadas, Pão de Alho entre outras.

Arroz

Bolinho de Arroz é receita clássica, da culinária afetiva. Todo mundo tem uma lembrança dessa delícia preparada pela pela vovó, mamãe e titias. Ou seja, elas já nos ensinavam a Reciclagem de Alimentos e como economizar. A receita é preparada com restos de arroz, ovos, cheiro verde, farinha e sal, mexer bem com uma colher até ficar no ponto, fazer os bolinhos com a mão e fritar em óleo quente. Fácil e delicioso. Mas o arroz pode ser transformado em massas. Eu por exemplo, já fiz rocamboles, pães, tortas e bolos. Eu tenho a receita especial da reciclagem de arroz que mais para frente vou dar aqui na coluna, o Nhoque de Arroz Velho.

É isso gente, algumas ideias para você economizar e aumentar seu leque de receitas. Mas vale sempre a pena alertar. Dá para reciclar se tiver em condições de consumo. Nada de querer modificar comida estragada, hein!

Conhece outras receitas da culinária de Reciclagem? Manda aqui nos comentários!

Até a próxima!!!

3 thoughts on “Reciclagem de Alimentos: Dicas para evitar desperdícios e criar novos pratos

  1. Adorei,algumas dessas dicas eu sabia,mas achei muito criativo,Estamos numa época que nada pode ser desperdiçado.Parabens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *