Será que acne é um problema exclusivo do adolescente?

Colunistas Dra Simone neri

Por: Elaine Cristina Alves Lima Rosa

Muitos adultos após os 25 anos também podem apresentar espinhas e cravos e isso mostra que não é só devido a alterações hormonais, má higiene da pele ou hereditariedade, mas sim por má alimentação! Por isso muitos tratamentos estéticos não alcançam o resultado esperado. Alguns produtos podem amenizar as lesões na pele, mas primeiro é preciso cuidar do corpo de dentro para fora. O ideal é rever o cardápio do dia a dia.

Alimentos com alto índice glicêmico (IG) são os que mais prejudicam a pele porque contribuem para a elevação dos níveis de açúcar no sangue, são pobres em nutrientes e fibras e, também, podem contribuir para o aparecimento de rugas e flacidez precoce. Além do açúcar em excesso a maioria desses alimentos possuem gorduras que não são as chamadas gorduras do bem. Portanto, o ideal é evitar consumir balas, tortas, bolos, chocolates ao leite, sorvetes de massa e alimentos industrializados em geral.


Veja alguns alimentos indicados para diminuir a oleosidade da pele e prevenir o aparecimento de cravos e espinhas:

Para hidratar a pele e todo o corpo é fundamental que se tenha uma ótima ingestão de água. Ela ajuda a eliminar as toxinas e impurezas do organismo, rejuvenesce a pele e contribui para a formação de colágeno, já que este depende de água e algumas vitaminas presentes nas frutas para se formar. Consuma frutas e vegetais de cor amarela. Em sua composição nutricional está o Betacaroteno que atua no combatendo dos processos inflamatórios, são ricas em vitaminas A, vitaminas do complexo B e apresentam um papel importante como antioxidante. São eles: cenoura, laranja, abóbora, pera, banana, melão amarelo, pêssego entre outros.

Os peixes que possuem ômega 3 como, por exemplo, o atum e a sardinha também possuem ação anti-inflamatória. Para um cardápio e orientações personalizadas para cada pessoa é importante consultar um nutricionista. O profissional vai ajustar sua alimentação de acordo com as necessidades do seu organismo, consulte também um dermatologista, que vai indicar o tratamento para o seu tipo de pele.

*Elaine Cristina Alves Lima Rosa é nutricionista da Clínica Simone Neri.

Elaine é bacharel em Nutrição com especialização em Nutrição Clínica e Coach em Mindfulness para Nutrição Comportamental; possui aperfeiçoamento e extensão em Cirurgia Bariátrica, Disbiose, Exames Laboratoriais e Diabetes; possui curso de Nutrição no Tratogastrointestinal e está cursando Emagrecimento Avançado. Tem 10 anos de experiência no atendimento em consultório e esportistas. Atende as Classistas de Vôlei e Basquete do ADC Bradesco (Nutrição no Esporte); também é Tutora/Docente na Faculdade Anhanguera Osasco / Curso de Nutrição.

1 thought on “Será que acne é um problema exclusivo do adolescente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *