Parceria promove inclusão digital nas escolas municipais de Osasco

Capa Cidades

llA B2W Digital – líder em e-commerce na América Latina e detentora das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato -, em parceria com a ONG HumaniTI, promove um projeto de cultura digital em 56 escolas municipais de Osasco, município elegível para participar da chamada pública “Educação Conectada”, do BNDES. A iniciativa tem como objetivo incorporar a tecnologia nas práticas pedagógicas das escolas, em linha com os conceitos e diretrizes do “Programa de Inovação Educação Conectada”, do MEC. Nesse período em que as aulas presenciais estão suspensas, o projeto auxilia no processo de ensino remoto para mais de 37,7 mil alunos do ensino fundamental I, por meio do uso de recursos pedagógicos interativos e da formação de profissionais da educação para adaptação à cultura digital. 
A iniciativa busca garantir o acesso de alunos do 1º ao 5º ano à uma educação de qualidade, reduzir as desigualdades e aumentar o uso de tecnologias de base para promover o empoderamento das mulheres, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 5, 8 e 10 da Agenda 2030 da ONU. O projeto dá continuidade aos investimentos da B2W, iniciados em 2014, para incluir a tecnologia e gerar oportunidades e autonomia para os alunos e profissionais de educação da rede pública de ensino do país. “Investimos em projetos que tenham impacto real na vida das pessoas, pois acreditamos que temos o papel de agentes de transformação na sociedade”, conta Carlos Padilha, diretor de sustentabilidade da B2W Digital. “Temos orgulho em seguir contribuindo para a melhoria da educação por meio da inovação e da tecnologia. Escolhemos Osasco por ser uma cidade onde atuamos há 15 anos com um de nossos centros de distribuição”, complementa.  
O programa envolve os principais atores da educação pública e beneficia alunos e 1,7 mil profissionais incluindo supervisores, técnicos pedagógicos, diretores, vice-diretores, coordenadores e professores das escolas participantes. A HumaniTI trabalha junto à secretaria de educação e às escolas implementando ações  em quatro frentes: apoio à gestão para que a rede de ensino adote modelos efetivos para aplicação da tecnologia no processo pedagógico; capacitação dos profissionais em temas relacionados à cultura digital; curadoria  e adaptação de recursos digitais educacionais; e investimento em infraestrutura das escolas para que elas estejam aptas a implementar o programa de Educação Conectada. “Buscamos engajar os profissionais de educação no uso da tecnologia em processos pedagógicos e de gestão. Para isso, sabemos que é necessário entender a realidade das escolas para verificar o que pode ser aplicado, além de dar autonomia aos professores para escolherem e utilizarem a tecnologia da melhor forma no processo de ensino-aprendizagem com os alunos”, explica Elaine Pinheiro, diretora-presidente da HumaniTI.  
Com a suspensão das aulas presenciais, o projeto focou no uso de Recursos Educacionais Digitais (RED) aliado às práticas de ensino remoto. Diante das dificuldades de acesso à internet, a HumaniTI teve como desafio buscar recursos digitais educacionais com baixa exigência de conexão à rede que pudessem personalizar o aprendizado dos estudantes. Uma das opções encontradas foi a Educacross, plataforma de jogos de matemática e alfabetização disponibilizada para todos os alunos do ensino fundamental.
“Eu amei os jogos, porque nem percebo que estou estudando. A cada jogo que a escola passa e a gente termina, ganhamos uma medalha. E depois podemos continuar aprendendo com outros jogos extras da Educacross”, conta Ana Julia Trigo Cardoso de Pinho, aluna do 2º ano. “Eu também aceitei o desafio de ser professora por um dia e ensinei um dos jogos para os meus colegas. Foi muito legal”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *