llNa terça-feira, 3, o prefeito Rogério Lins esteve na sede do governo do Estado, o Palácio dos Bandeirantes, para assinar o convênio de adesão à Praça da Cidadania, programa do Fundo Social de São Paulo, que tem como objetivo promover a cidadania e a inclusão social em locais com altos índices de extrema vulnerabilidade. Outros cinco municípios da Região Metropolitana e Litoral receberão a iniciativa.
Em Osasco, a Praça da Cidadania será instalada na região do Portal I, onde funciona o Centro Cultural, na Rua Colinas D’Oeste. O local terá escola de qualificação profissional com cursos de diversas áreas, o que inclui beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, construção civil e sustentabilidade, informática, administração e empreendedorismo.
Num terreno ao lado do Centro Cultural será construída uma praça com playground, quadra de basquete, pista de skate, academia ao ar livre e área para jogos.
“É um programa muito importante não apenas por ser uma área de lazer, mas também como uma área para formação da cidadania. Traz a qualificação profissional para permitir que essas pessoas, ao serem qualificadas, possam ter a oportunidade de emprego”, disse o governador João Doria durante a assinatura dos convênios.
Em sua fala, representando os prefeitos dos municípios que foram contemplados pelo programa, o prefeito de Osasco Rogério Lins destacou a importância dos cursos de qualificação profissional e a empregabilidade no pós-pandemia.
“A recuperação da economia e da geração de empregos passa, necessariamente, pela qualificação profissional. O embelezamento nas áreas de vulnerabilidade social é bacana, mas a capacitação profissional é fundamental para que essas pessoas consigam pescar o próprio peixe”, disse Lins.
As obras de implantação da Praça da Cidadania devem começar em breve e a previsão é de que o equipamento seja entregue à população no prazo de 12 meses.