O empenho dos mais de 300 homens e mulheres que integram o 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) permitiu a apreensão de mais de 700 quilos de entorpecentes, entre crack, cocaína, maconha e outras drogas, nos primeiros sete meses de 2021. O total é 164,31% superior à quantidade recolhida de janeiro a julho do ano passado.
O volume de drogas apreendidas tem aumentado significativamente e isso é fruto da expertise dos profissionais empenhados no trabalho diário e do uso da tecnologia e da inteligência policial aplicada no combate ao crime. Além disso, os cães também têm se tornado cada vez mais importantes aliados nas ocorrências policiais.
O 5º Baep conta com oito cães farejadores e as atividades desempenhadas com apoio do cão policial figuram, inclusive, entre os recursos de maior destaque no combate à criminalidade executados pela Polícia Militar. Além de trazer alegria para dentro de tantas casas, os cachorros têm se tornado grandes parceiros do efetivo da PM do Estado de São Paulo há mais de 60 anos.
Os cães são utilizados como uma ferramenta de menor potencial ofensivo, em ocorrências em que o policial precisa usar a força física, e no apoio em ocorrências que o policial não conseguiria localizar entorpecentes ou explosivos a olho nú, já que possuem muita agilidade em detecção e excelência em dissuasão e contenção.
Ocorrências de destaques
No dia 27 de julho, com auxílio do cão Aruck, o 5º Baep apreendeu mais de 1,3 porções de drogas em uma comunidade no Jardim Santa Tereza, em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Em um depósito de entulhos foram encontradas 705 porções de maconha, 431 de cocaína, 174 de crack, além de 33 comprimidos de ecstasy e 6 litros de éter.
Em 24 de junho, com apoio dos cães farejadores Colt e Duke e de militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), o batalhão recolheu mais de 56,8 quilos de drogas no bairro Pirajussara, em Embu das Artes. Os entorpecentes estavam fracionados entre sete tijolos e 8.530 porções menores de maconha, 5.400 microtubos de cocaína e 8.135 pinos de crack e 17 pacotes de pasta base de cocaína.
A cadela Kira protagonizou, no dia 11 de junho, um flagrante que resultou na apreensão de mais de 4 mil porções de drogas no bairro Piratininga, em Osasco. Em uma residência desabitada foram localizadas 1.240 porções de crack, 2.810 de cocaína e 952 de maconha, que somaram mais de 4,2 quilos de entorpecentes, além de uma balança de precisão, e diversos pinos para embaçar as substâncias.
No dia 4 de junho, uma equipe do batalhão especializado, com apoio dos cães Ozzy e Colt apreenderam mais de 22,8 quilos de cocaína, mais de 1,3 kg de maconha e 4,95 litros de lança-perfume, além de outros materiais relacionados ao tráfico de drogas.
No início do ano, no dia 13 de janeiro, militares do 5º Baep apreenderam lança-perfume e 347 tijolos de maconha, que somaram mais de 300 quilos. Na ocasião, foi homens foram presos e indiciados por tráfico de drogas. As drogas foram apreendidas na Capital e na cidade de Carapicuíba.
Sobre a unidade
O 5º Baep, sediado na Rua Mônaco, 260, Jardim Santa Luzia, em Barueri, atua na realização de operações especiais, como ações táticas de policiamento preventivo e ostensivo e de controle de distúrbios civis, além do policiamento com cães.
A unidade especializada atua em todo o território de abrangência do Comando de Policiamento Metropolitano 8 (CPA/M-8), que cobre 15 municípios: Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Cotia, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Embu Guaçu e Juquitiba.