Na segunda etapa das eliminatórias olímpicas do torneio de ciclismo estilo livre BMX, Gustavo Bala Loka ficou em quarto lugar. Ele estava a 15 centésimos de ponto do pódio em Budapeste, mas conseguiu o mais importante: garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. O carapicuíbano, medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, irá pela primeira vez aos Jogos Olímpicos.
Em feito inédito, Gustavo Batista de Oliveira, de 21 anos, mostrou que é louco em suas manobras radicais e tem balas de sobra na agulha. Assim, o brasileiro ganhou carimbo no passaporte e representará o país na competição de BMX Freestyle em Paris. Com pontuação de 91,90 pontos, o ciclista ficou em quarto lugar na etapa húngara do torneio pré-olímpico.
Assim, o atleta somou mais 38 pontos ao ranking dos seis primeiros colocados dos Jogos Olímpicos deste ano. Anteriormente, Gustavo somou 33 pontos no oitavo lugar na etapa de Xangai, na China. Assim, em ambas as etapas obteve 71 pontos em 100 assuntos em discussão e ficou entre as seis melhores classificações.
A vitória da etapa voltou a ser do francês Anthony Jeanjean, que também venceu na China, com 93,40 pontos. Os próximos na fila foram o americano Marcus Christopher com 92,98 pontos e o britânico Darren Reilly com 92,05 pontos. Gustavo Bala Loka melhorou seu primeiro desempenho, que foi de 87,23, e alcançou 91,90 pontos.
No final das contas, a classificação dos seis primeiros ciclistas classificados foi Anthony Jeanjean (FRA) – 100 pontos; Darren Reilly (Grã-Bretanha) – 82 pontos; Marcus Christopher (EUA) – 75 pontos; e Gustavo Bala Loka (BRA), Justin Dowell (EUA) e Marin Rantes (CRO) – 71 pontos.