Planejamento e melhoria no transporte público, na malha viária, criação e aprimoramento de modais como ciclovias e ciclofaixas. Esses são alguns pontos que farão parte do Plano de Mobilidade Urbana que a Prefeitura de Barueri começa a elaborar por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
O Plano é a ferramenta de planejamento e instrumento de política pública para orientar o desenvolvimento do transporte nas áreas urbanas. A partir dele tem-se um instrumento de gestão e avaliação dos sistemas de mobilidade, contemplando a identificação clara dos objetivos de curto, médio e longo prazo e dos meios financeiros e institucionais que assegurem a sua implantação e execução.
Para elaborar o Plano será contratada uma empresa especializada que fará um diagnóstico da situação existente e propor mudanças, bem como aprimoramentos no que se refere a transporte e trânsito. Também deverá haver audiência pública para apresentar à população os resultados levantados.
Investimentos federais
Segundo José Luiz Pinheiro Oliveira, coordenador Técnico de Trânsito do Demutran, o Plano de Mobilidade Urbana é determinado pela Lei Federal nº 12.587/2012. “É um complemento do Plano Diretor do Município no que se refere à mobilidade”, explica.
Pela legislação, todo município com mais de 250 mil habitantes precisa fazer um Plano de Mobilidade, sob pena de não estar habilitado a receber recursos federais para investimento no setor.
Depois de pronto, o Plano deverá proporcionar melhorias no Transporte Público como:
- Planejamento e avaliação no sistema de mobilidade urbana, visando melhorias
- Criação de novos modais de transportes (exemplo: Ciclovias e Ciclo faixas);
- Melhoria na malha viária (trânsito e vias);
- Estudo para a criação novos corredores de ônibus, visando a agilidade na origem e destino de passageiros.
Assim que for concluído, o Plano de Mobilidade Urbana deverá passar pelo crivo e votação da Câmara Municipal e em seguida enviado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Raio X da Mobilidade em Barueri
- 26 linhas municipais de ônibus
- 170 ônibus
- 80 mil passageiros transportados por dia
- 115.424 automóveis (Dados do IBGE de 2020)